Björk nas Olimpíadas de Atenas, 2004

O dia 13 de Agosto de 2004 ficou bastante marcado para a carreira da cantora islandesa Björk.

Isso porque foi nessa data que a talentosa artista participou da Cerimônia de Abertura das Olimpíadas de Atenas, e por lá apresentou uma performance que entrou para a história.

A festança começou em grande estilo e foi bastante elogiada pela comunidade internacional, tendo sido dirigida por Dimitris Papaioannou, diretor de peças de teatro, coreógrafo e artista visual conhecido pelo experimentalismo.

Alguns dos pontos altos da cerimônia aconteceram durante a passagem das delegações dos países participantes da vigésima oitava edição das Olimpíadas, e fatos importantes aconteceram por ali, como o Afeganistão apresentando competidoras mulheres pela primeira vez na história.

Vídeo de Björk nas Olimpíadas

E se a trilha sonora do desfile das delegações ficou com o DJ holandês Tiësto, logo após que ela acabou quem abrilhantou a festa foi a artista islandesa Björk, conhecida por suas apresentações incríveis recheadas de experimentalismo.

Por lá, ela mostrou uma canção chamada “Oceania”, composta especialmente para os Jogos Olímpicos em parceria com o poeta Sjón, também islandês.

Em sua apresentação, Björk representou os oceanos e seu vestido se “desenrolou” através de mais de 200 metros de um tecido que cobriu os atletas que haviam acabado de entrar no estádio com as delegações de cada país.

A ideia era que, sendo o oceano, Björk “inundasse” a área central do estádio, e depois ela explicou como a canção representava a união:

Pode parecer estranho, mas quando o diretor de arte, Dimitris Papaioannou, chegou em mim com o plano, ele queria que eu escrevesse uma canção que falasse sobre união. Aí eu pensei no oceano porque a água toca todos os continentes sem pensar em raça, preconceito ou religião.

Você pode assistir ao vídeo oficial da organização das Olimpíadas no vídeo acima.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!