Paramore

Já pensou sobre quais artistas e bandas atuais se tornarão clássicos no futuro? A revista Alternative Press refletiu a respeito e levantou oito nomes que, de acordo com a perspectiva da publicação, terão seu legado na música eternizados nos próximos dez anos.

De Paramore, passando por Bring Me The Horizon, até os já falecidos Lil Peep e Juice WRLD, a publicação montou uma lista variada e o resultado da seleção você confere a seguir.

Ao final da matéria, conta pra gente: concorda que esses nomes merecem serem lembrados como clássicos daqui a uma década?

Architects

Músico elege maiores breakdowns da década
Foto via Wikimedia Commons

No ano passado, os ingleses do Architects chamaram a atenção de muita gente ao lançar o álbum For Those That Wish to Exist e despontaram como uma das favoritas ao melhor trabalho do gênero em 2021.

Com riffs pesados, vocais que alternam entre belas melodias cativantes e linhas mais agressivas e a inserção de um ou outro elemento eletrônico para dar uma característica mais moderna ao som, o mais recente trabalho de estúdio dos caras trouxe parcerias com Mike Kerr (Royal Blood), Simon Neil (Biffy Clyro) e Winston McCall (Parkway Drive).

No entanto, o fato é que a banda se vira muito bem sozinha e singles como “Meteor” e “Dead Butterflies” mostram isso ao explorar todo o potencial dos caras.

Em Julho, a banda divulgou no YouTube o clipe feito para a faixa “tear gas”, que marca o começo de uma nova fase — a do disco the classic symptoms of a broken spirit, que chega em 21 de Outubro e promete adicionar a esse legado cada vez maior.

Underoath

Underoath
Divulgação

Depois da entrada do vocalista Spencer Chamberlain na década de 2000, o Underoath ganhou certificados de ouro com os discos They’re Only Chasing Safety, de 2004, e Define the Great Line, de 2006.

Por muitos anos, o grupo se identificou como uma banda cristã e, em 2018, após um hiato, a banda lançou o último trabalho de estúdio que dialoga com aspectos religiosos, Erase Me, que já trazia uma perspectiva crítica sobre toda essa relação.

Após mais alguns anos sem liberar material novo, o Underoath divulgou em Janeiro deste ano o disco Voyeurist, somando à sua trajetória já importantíssima dentro das vertentes mais pesadas do Rock moderno.

Bring Me The Horizon

Oli Sykes (Bring Me The Horizon) no Lollapalooza Brasil
Foto por Stephanie Hahne

Há algum tempo com uma das sonoridades mais únicas do mundo, o Bring Me the Horizon segue mostrando seu talento de maneiras novas a cada lançamento.

O mais recente é o single “sTraNgeRs”, que logo de cara entrega a sua influência da estética Emo pelo título que mistura letras maiúsculas e minúsculas. Com raízes em algumas das vertentes mais pesadas do Metal, os britânicos vêm inovando nos últimos anos justamente por não terem medo de cair em nenhum estigma.

Ao mesmo tempo em que abraçam a estética Emo, por exemplo, não abandonam as guitarras pesadas e os gritos que os consagraram. Aliás, no mês passado, o BMTH teve a melhor estreia de uma banda de Rock, como te contamos aqui.

Quebrando barreiras e paradigmas, é natural pensar que o grupo de Oli Sykes vai se tornar um clássico muito em breve.

Neck Deep

Neck Deep em São Paulo
Foto: Stephanie Hahne/TMDQA!

Predominantemente representado por bandas da América do Norte, o Pop Punk tem se renovado com o recente ganho de popularidade de novas bandas como o Neck Deep.

Cumprindo para nova geração um papel semelhante ao que o blink-182 desempenhou para os mais velhos há alguns anos, é bem natural imaginar que o grupo se torne um clássico muito em breve.

Não é uma questão de comparar as sonoridades das duas bandas, mas sim de suas importâncias para cada geração específica; ao mesmo tempo em que o blink surgiu antes da primeira onda de Pop Punk para liderar aquele movimento, o Neck Deep chegou anos antes do estilo ter seu comeback e ainda vem sendo descoberto por quem vai chegando junto ao movimento.

Em tempo, o quinteto britânico recentemente disponibilizou o clipe feito para a faixa “STFU”, seu primeiro single inédito de 2022.

State Champs

Foto: Divulgação

Outro nome do Pop Punk listado pela Alternative Press foi o State Champs, que lançou o álbum Kings of the New Age neste ano. O trabalho sucede o terceiro disco de estúdio do grupo, Living Proof e, recentemente, a banda liberou no YouTube o clipe da faixa “Eventually”.

Da mesma forma que grupos foram sucedendo o blink e expandindo a sonoridade do gênero, o State Champs tem uma relação parecida com o Neck Deep. Ainda que tenha surgido antes, a banda é uma evolução natural para quem está adentrando pelo estilo, já que inclui alguns elementos mais próximos do Punk e mais distantes do Pop.

Lil Peep

Lil Peep
Foto: Wikimedia Commons

O rapper Lil Peep se foi aos 21 anos em 2017, vítima de uma overdose. Seu único disco lançado em vida foi Come Over When You’re Sober, Pt. 1, que saiu naquele mesmo ano e foi suficiente para estabelecer um legado enorme para o cara, que unia traços do Emo e do Rock Alternativo com o Rap e Trap, como no hit “Save That Shit”.

Em 2018, Come Over When You’re Sober, Pt. 2 foi lançado postumamente, assim como o disco HELLBOY em 2020. Ambos os trabalhos ajudam a entender o quanto Peep teria sido capaz de continuar inovando essa cena como poucos, sendo influência até mesmo para bandas já existentes que passam a incorporar novos elementos em seus sons.

Em Maio deste ano, o espólio do artista liberou o EP feelz com três faixas.

Juice WRLD

Crédito: reprodução

No primeiro semestre de 2022, houve o relançamento do segundo disco póstumo de Juice WRLD, Fighting Demons, que saiu em Dezembro do ano passado.

O falecido rapper também foi foco do documentário da HBO Juice WRLD: Into the Abyss, que estreou alguns dias depois do álbum e ajuda a entender por que sua influência é tão grande mesmo com tão pouco tempo de trabalho.

O filme aborda a rápida ascensão do rapper falecido em Dezembro de 2019 aos 21 anos, vítima de uma overdose ocidental.

De forma semelhante ao que aconteceu com Lil Peep, Juice ficou conhecido por incorporar elementos tão únicos ao seu som, como fica bem claro no mega hit “Lucid Dreams”. A presença de traços Emo e Alternativos é inegável, algo que também abriu as portas para novas sonoridades que se prendem cada vez menos a um contexto de gênero específico.

Paramore

Paramore em 2022
Foto por ELKE (@elkemusek)

Para fechar a lista, é claro que não poderia faltar o Paramore. De volta à ativa, a banda vai fazer seus primeiros shows desde 2018 em Outubro deste ano. O novo disco, de acordo com entrevistas da vocalista Hayley Williams, já está pronto e deve sair em breve.

Independente de qualquer coisa, entretanto, o estrondoso sucesso no Brasil e no mundo desde os primeiros anos de banda já seriam suficientes para estabelecer o grupo como clássico.

Mais ainda, o último disco já lançado, After Laughter (2017), foi uma prova de que a banda tem inúmeras formas de se reinventar e seguirá tendo uma sonoridade pra lá de única por muito tempo. É justamente esse aspecto que os torna tão especiais, e sem dúvida inesquecíveis para muita, muita gente.

LEIA TAMBÉM: Beyoncé: veja lista com créditos dos samples usados pela cantora em “RENAISSANCE”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!