Próxima estrela do heavy metal da Finlândia será escolhida pela América Latina
Foto por Ville Juurikkala

A Finlândia é conhecida por ser um dos principais países em que o Heavy Metal é prestigiado por sua população e por considerar o estilo musical um destaque de sua cultura.

Com o intuito de fomentar a cultura local, o Ministério da Educação e Cultura está financiando um novo projeto chamado “Come to Latin America”, destinado a bandas emergentes de Metal finlandês e que tem como objetivo difundir a música, promover a cultura do país e colaborar com a quebra de alguns preconceitos que ainda existem em torno do subgênero do Rock.

O concurso, que também pretende agitar o cenário do Heavy Metal na América Latina, formou seu júri com mais de 100 músicos latino-americanos, jornalistas, radialistas, organizadores de festivais e profissionais ligados ao entretenimento ao vivo, incluindo o fundador e editor-chefe do TMDQA!, Tony Aiex, para escolher as três bandas finalistas.

Depois dos jurados terem selecionado as bandas Luna Kills, Noira e Where’s My Bible, agora é o público da América Latina que tem o poder de escolher o vencedor do projeto através de uma plataforma interativa criada para a votação.

O prêmio será um acordo de distribuição com a Nuclear Blast — por meio da subsidiária Blood Blast —, uma das maiores gravadoras do nicho no mundo e que atua como parceira nesta iniciativa.

Heavy Metal conectando Finlândia e a América Latina

Um comunicado do concurso enviado à imprensa relata que, segundo um relatório global de música da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI), a América Latina é considerada o mercado mais importante para música, incluindo o Metal finlandês, já que ele registra 85% dos downloads nas plataformas de streaming, com um crescimento de 31% em 2021 em relação ao ano anterior.

O ministro da Ciência e Cultura da Finlândia, Petri Honkonen, comenta sobre a importância da iniciativa:

O mercado de música em rápido crescimento da região também está atraindo novas bandas. Além disso, eles têm uma base de fãs leais na América Latina, o que cria uma forte plataforma para o sucesso. O intercâmbio cultural é especialmente importante agora, dada a instabilidade que vivemos na Europa, levando os artistas a terem incertezas em vários sentidos.

A empresária Niina Fu, idealizadora do projeto, revela que foi inspirada após residir no Chile e no Brasil e comparar as similaridades entre os países latino-americanos e a Finlândia:

Apesar da distância e diferenças culturais, existe uma cena Metal muito forte e profunda em ambos os países. Isso me chamou muito a atenção e é por isso que tive a ideia de desenvolver este projeto.

Além disso, Fu revelou que a banda vencedora tem planos de realizar uma turnê pela América Latina e por isso eles estão solicitando novos financiamentos para o projeto.

Para conhecer as bandas e votar em quem você quer que se torne a próxima estrela do Heavy Metal da Finlândia, acesse este link.

LEIA TAMBÉM: Finlândia é o país com maior concentração de bandas de Metal; veja ranking

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!