Oruã
Foto por Ana Zupano

Um dos principais novos nomes do cenário experimental independente brasileiro, a banda Oruã embarca em uma jornada sensorial pelas praias e estradas da região dos lagos do Rio de Janeiro.

Entre as faixas “Outros Santos” e “Essência Bruta”, surge uma narrativa psicodélica e até sangrenta, onde o cenário idílico e praiano dá lugar a experiências inexplicáveis durante a noite. A união dos dois clipes resultou num curta-metragem ousado, que termina em um impactante manifesto: na tela preta, a banda escreve a importância de não homenagear o nosso passado violento e racista – como é o caso de José Gonçalves, traficante de escravos que até hoje batiza a região e a praia de Búzios onde se passam os clipes.

Em comunicado à imprensa, a banda sinaliza:

Emerências é como carinhosamente chamamos o bairro e a praia de José Gonçalves, em Búzios, por conta da serra na mesma região. Moramos lá por cerca de um ano. José Gonçalves é o nome de um traficante de escravos com forte atuação pós 1850, ano em que foi assinada a Lei Eusébio de Queirós, que previa o fim do tráfico negreiro e sinalizava a abolição da escravatura no Brasil. Não sabemos por que motivos hoje, em 2022, um lugar tão incrível continua a ser chamado pelo nome de um traficante de escravos. Entendemos que a história não deve ser esquecida, mas que há outros meios de preservação que não esse, atualizando essa violência histórica. Para o Oruã, um novo nome possível para a região seria Emerências.

Assista ao curta ao final da matéria!

Oruã

A novidade vem para retomar os trabalhos de Oruã em torno de seu disco Íngreme, lançado durante a pandemia e que só agora ganha os palcos. Os primeiros shows acontecem no dia 16/06, no Espaço Cultural Arlindo Cruz, no Rio de Janeiro; e em 18/06, no Estúdio Lâmina, em São Paulo. No dia 08/07, na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra (também no Rio), a banda é uma das atrações do festival Itinerância Rebel.

Como parte dessa nova fase, Oruã está anunciando também uma sequência de datas por 11 estados americanos, abrindo os shows do Built to Spill, referência no cenário alternativo mundial.

Você pode conferir as datas dessa turnê abaixo, bem como o disco Íngreme na íntegra.

Oruã – “Outros Santos / Essência Bruta”

Confira as datas da turnê de Oruã com Built to Spill:
Sep. 06 – Columbus, OH – The Athenaeum Theatre
Sep. 07 – Knoxville, TN – The Mill & Mine
Sep. 08 – Wilmington, NC – Greenfield Lake Amphitheater
Sep. 09 – Charleston, SC – Charleston Music Hall
Sep. 10 – St. Petersburg, FL – Jannus Live
Sep. 11 – Ft. Lauderdale, FL – Culture Room
Sep. 13 – Orlando, FL – The Social
Sep. 14 – Jacksonville, FL – Jack Rabbits
Sep. 15 – Pensacola, FL – Vinyl Music Hall
Sep. 16 – Birmingham, AL – Saturn Birmingham
Sep. 17 – Memphis, TN – Growler’s
Sep. 18 – Tulsa, OK – Cain’s Ballroom
Sep. 19 – St. Louis, MO – Red Flag
Sep. 20 – Columbia, MO – Blue Note
Sep. 21 – Lawrence, KS – Granada Theater
Sep. 23 – Denver, CO – Bluebird Theater
Sep. 24 – Salt Lake City, UT – Metro Music Hall

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!