Foto stock, escritório
Foto por cocoandwifi via Pixabay

Já pensou trabalhar somente quatro dias por semana? Dificilmente alguém não gostaria de folgar mais um dia para descansar, e uma pesquisa no Reino Unido quer tornar viável exatamente esse propósito.

Com duração de seis meses, o estudo — de acordo com o Gizmodo — conta com a participação de 70 empresas das mais variadas áreas e 3,3 mil funcionários para avaliar a produtividade e os níveis de satisfação com a redução de jornada semanal sem alteração no salário.

A metodologia de avaliação de desempenho foi desenvolvida pelas organizações sem fins lucrativos 4 Day Week Global e 4 Day Week UK junto com a Autonomy, instituição que observa o impacto do trabalho no bem-estar das pessoas.

Os testes serão analisados por pesquisadores da Universidade Cambridge, da Universidade Oxford e do Boston College e os resultados devem ser anunciados em 2023.

“O Reino Unido está na crista de uma onda global a respeito da semana com quatro dias. Enquanto a gente se recupera da pandemia, mais e mais empresas reconhecem que o novo desafio para competir é a qualidade de vida e, com as horas reduzidas, trabalho e produção focados são o motor para gerar competitividade a eles,” disse o CEO da 4 Day Week Global, Joe O’Connor.

Será que vem aí?

Maior programa já realizado para jornadas de quatro dias

A organização afirma ainda que este é o maior programa do tipo e que, enquanto os trabalhadores mantiverem 100% da produtividade durante a jornada de quatro dias, seus salários serão recebidos de forma integral.

Iniciativas parecidas já haviam testado o mesmo sistema de trabalho em países como Islândia, Nova Zelândia, Escócia e Estados Unidos. Em 2019, a Microsoft experimentou este modelo de expediente em escritórios no Japão e observou um aumento nas vendas por funcionário e melhora no nível de felicidade da equipe.

A gente não duvida, né?

LEIA TAMBÉM: Pesquisa mostra que mais da metade dos fãs de música querem fim da “cultura do cancelamento”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!