Dua Lipa no Benicassim
Foto de Dua Lipa via Shutterstock

Um estudo realizado pela BBC News apontou que a quantidade de headliners mulheres em festivais de música no Reino Unido continua baixa, mesmo com o comprometimento do setor, em 2017, de entregar line-ups equilibrados entre os gêneros masculino e feminino.

Segundo os dados apresentados, a cada dez headliners, apenas uma é mulher nos eventos organizados para 2022 no país europeu.

No total, foram 50 festivais analisados e, entre os 200 headliners observados, apenas 26 (13%) nomes eram bandas formadas inteiramente por mulheres ou artistas solo femininas. Já os grupos formados por homens ou artistas solo masculinos representaram 74,5% no estudo, totalizando 149 exemplos.

A representação é ainda menor para artistas não-binários, com apenas uma atração principal se encaixando nessa representação. Ainda há 24 representantes mistos, em geral se tratando de bandas que possuem homens e mulheres na formação.

Entre os exemplos analisados pela pesquisa estão, em um extremo, o festival Latitude (que tem Lewis Capaldi, Foals e Snow Patrol como headliners) e, em outro, o festival Wireless (que tem SZA, Cardi B e Nicki Minaj como atrações principais).

No meio do caminho, estão outros como o tradicional Glastonbury (Paul McCartney, Kendrick Lamar e Billie Eilish), e o também famoso Reading and Leeds (Megan Thee Stallion, Halsey, Dave, Arctic Monkeys, Bring Me the Horizon e Rage Against the Machine).

Cenário brasileiro também tem falta de headliners mulheres

Aqui no Brasil, o cenário também não é muito diferente. No Lollapalooza Brasil de 2022, por exemplo, somente duas das sete atrações principais eram mulheres: Miley Cyrus e Doja Cat.

O mesmo vale para o Rock in Rio, que terá um dia inteiramente dedicado às mulheres no Palco Sunset mas possui apenas uma mulher headliner no Palco Mundo: Dua Lipa, que fecha um dia também inteiramente dedicado a elas no palco principal, contando com Megan Thee Stallion, Rita Ora e Ivete Sangalo.

Fora deste dia, no entanto, há apenas mais 3 mulheres no Palco Mundo: IZA, que se apresenta no dia 4 de Setembro; Victoria de Angelis, a baixista do Måneskin que toca no dia 8 de Setembro e Camila Cabello, que canta em 10 de Setembro. Há também a presença de Demi Lovato, que se identifica como pessoa não-binária, no dia 4.

Tem muita caminhada para ser feita ainda, mas o Palco Sunset do evento carioca é um bom começo: entre sete headliners, três são mulheres — Jessie J, Avril Lavigne e Ludmilla. Que só melhore daqui pra frente!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!