MC Maneirinho relembra denúncia de apologia ao crime em podcast: “o trap foi ousado e a juventude abraçou”
Reprodução / YouTube

MC Maneirinho tocou em um assunto delicado que viveu em sua carreira na noite desta terça-feira (24).

Enquanto participava do podcast Bulldog Show, apresentado por Tuka Carvalho e Vivy Tenório, o funkeiro famoso por hits como “Chefe é Chefe” e “Debochando da Mídia” relembrou do dia em que foi intimado a comparecer na Delegacia de Combate às Drogas no Rio de Janeiro para prestar depoimento sobre uma suposta apologia ao crime da letra de uma de suas músicas em 2020.

Traçando uma comparação entre a sua arte e o cinema, ele declarou (via Zona Suburbana):

Se for pra ser intimado, tem que intimar todo mundo: o [cineasta] José Padilha, o Wagner Moura [por Tropa de Elite], o Cauã Reymond, que interpretou um traficante do [Complexo do] Alemão, o Caio Castro que fez aquela novela [I Love Paraisópolis].

Eu fui intimado por apologia ao crime por causa de uma música com o Cabelinho. Um deputado que não vou citar o nome que mandou intimar a gente e foi uma parada que passamos por um constrangimento. Mas graças a Deus, Anitta apoiou a gente, toda galera do trap e do funk também.

As coisas são interpretações, porque as pessoas que não viveram o que eu vivi, não passaram pelas coisas que passei, não viram aquilo tão de perto como eu, podem fazer e interpretar, e eu na hora de interpretar sou tirado como bandido, como uma pessoa que faz apologia ao crime.

Maneirinho completou sua explicação apontando que os assuntos abordados por ele em suas músicas também são retratados em outras obras brasileiras. Ele ainda enalteceu o trabalho dos artistas de trap, dizendo:

Eu relato o que as novelas relataram, o que o José Padilha relatou em Tropa de Elite, o que relataram em Cidade de Deus, Cidade dos Homens. Eu não canto só música do crime, eu canto putaria, música de amor. Não quero que só eu e meus amigos do trap, do funk tenham esse limite. O trap começou a desafiar o medo de cantar proibidão, de colocar palavrão, de falar de drogas, sexo e amor. O trap foi ousado e a juventude abraçou.

Você pode conferir a participação completa de MC Maneirinho no podcast no canal do YouTube do Bulldog Show. 

MC Maneirinho acusado de “apologia ao crime”

Em 2020, quando recebeu a intimação, MC Maneirinho compartilhou o documento em suas contas nas redes sociais e pediu ajuda aos seus seguidores e amigos da música para que ele não fosse “vítima dessa covardia”.

Como aponta o portal Zona Suburbana, o caso teve origem em uma notícia-crime registrada pelo deputado bolsonarista Rodrigo Amorim (PSL) sobre a letra da música “Migué”. MC Cabelinho também se tornou suspeito na investigação.

A acusação gerou muita repercussão na internet e muitas pessoas interpretaram o caso como uma tentativa de criminalizar o Funk. À época, o funkeiro recebeu apoio de diversos artistas como Anitta, PK, MC Rebecca e Jonathan Costa.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!