Twitter e ouvir música
Foto via Shutterstock

A compra do Twitter por Elon Musk já está gerando alguns efeitos na gigante das redes sociais.

Pouco depois do acordo feito com o homem mais rico do mundo, a plataforma observou uma série de desativações “orgânicas” e mudanças significativas no número de seguidores de alguns dos maiores perfis do Twitter.

Como te contamos no início desta semana, Elon Musk pagou cerca de US$44 bilhões pela rede social toda — o que equivale a quase R$215 bilhões e marca a transação mais cara da história envolvendo uma plataforma digital.

Mudanças no Twitter após a compra de Elon Musk

Na última terça-feira (26), a NBC News (via Billboard) informou que os números de seguidores de algumas das contas mais populares do Twitter, incluindo o ex-presidente Barack Obama e as cantoras Katy Perry e Taylor Swift, foram reduzidos de forma surpreendente.

Obama, que tem o perfil mais seguido do Twitter com 131,7 milhões de seguidores, registrou uma diminuição de 300 mil seguidores desde segunda-feira (25). Já Perry, que tem 108,8 milhões de seguidores, perdeu 200 mil.

O Twitter tem costume de desativar bots e contas falsas que podem levar à queda na contagem de seguidores mas, sobre o recente caso, a empresa confirmou à NBC que as quedas foram “orgânicas” e não automatizadas ou por exclusão de bots, o que mostra que centenas de milhares de contas de usuários estão desativando seus perfis por vontade própria.

Foi observado também que, por outro lado, os números de seguidores de políticos e personalidades populares de direita tiveram aumentos importantes desde que a notícia da aquisição de Musk foi divulgada.

A NBC News aponta que Marjorie Taylor Greene, personalidade que foi suspensa no Twitter após espalhar fake news sobre a COVID-19, viu sua conta do Congresso, a qual ela vem usando, ganhar 100 mil novos seguidores. E isso aconteceu após ela celebrar a compra de Musk, como te contamos aqui.

Já o atual presidente do Brasil Jair Bolsonaro, com fortes ligações à extrema direita, ganhou 90 mil seguidores em seu perfil do Twitter desde a última segunda-feira. Um estudo, no entanto, mostrou que cerca de 65 mil destas são contas automatizadas/bots.

Elon Musk e a “liberdade de expressão”

Muitos usuários possivelmente desativaram suas contas da plataforma por se preocuparem com a abordagem de Elon Musk. Após adquirir a empresa, ele deixou claro que a tal “liberdade de expressão” será um dos grandes pilares de sua gestão da rede social.

Muitos acreditam que isso possa gerar políticas menos rigorosas com relação a abuso, grupos políticos extremistas e o retorno de usuários que foram banidos anteriormente.

Vamos acompanhar as próximas movimentações de Musk em relação ao Twitter.

LEIA TAMBÉM: Jack Dorsey, criador do Twitter, usa Radiohead para apoiar compra de Elon Musk

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!