Reinaldo, do Atlético Mineiro

José Reinaldo de Lima, mais conhecido como Reinaldo, é um dos maiores ídolos da história do Atlético Mineiro.

Defendendo o manto alvinegro entre os anos de 1973 e 1985, passou praticamente toda a sua carreira no atual campeão brasileiro, onde conquistou o título mineiro sete vezes.

Durante a carreira, o atacante comemorava seus gols com o punho direito erguido, lembrando o movimento realizado por integrantes dos Panteras Negras, nos Estados Unidos, manifestando-se contra o racismo.

Há relatos de que teria sido exatamente por conta das suas visões e declarações políticas e sociais, sempre lutando por uma sociedade mais justa, que ele teria sido “afastado” da seleção brasileira.

Como exemplo do que poderia ter sido um boicote, mesmo estando em ótima forma, não foi convocado para a Copa de 1982 pelo técnico Telê Santana.

“Fogo Nos Racistas”

Hoje mais cedo, Reinaldo foi homenageado no Bola de Prata, tradicional prêmio brasileiro que celebra os melhores do ano no futebol de nosso país.

Presente nas seleções do campeonato eleitas em 1977 e 1983, o jogador mineiro de Ponte Nova voltou ao palco da ESPN Brasil, dessa vez para receber o Prêmio Reflexões.

Por lá, com um troféu que simbolizava justamente um punho negro em riste, fez seu discurso e terminou gritando “Fogo nos Racistas”, frase presente em “Olho de Tigre”, um dos maiores sucessos do rapper Djonga.

Djonga, Atlético Mineiro e Reinaldo

Vale lembrar que Djonga não apenas é mineiro como também torcedor do Atlético, e deve estar pra lá de feliz com a homenagem de um dos seus ídolos.

No dia em que o time de Belo Horizonte conquistou o Campeonato Brasileiro de 2021, ele fez um show em Campo Grande – MS como parte da programação da Feira da Música de Campão, e o TMDQA! estava lá acompanhando tudo de perto.

Você pode ver no vídeo abaixo, logo após o vídeo de Reinaldo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!