Neil Young
Foto via Wikimedia Commons

Neil Young encontrou uma coleção de demos de 1987, intitulada Summer Songs, e vai lançá-las em breve — mesmo que, por incrível que pareça, ele não se lembre de ter gravado as canções.

Através de uma publicação no blog Neil Young Archives feita no último sábado, 27 de Novembro, o icônico músico revelou alguns detalhes sobre a origem desse material (via NME).

Apontando que todas as gravações foram rotuladas com a mesma data, Young destaca que “todas elas têm um som único muito semelhante”. Ele acrescentou:

Para se ter uma ideia de lugar e tempo, o Farm Aid e os shows da Bridge School tinham acabado de começar.

Neil se refere aos festivais beneficentes dos quais eles foi cofundador. O primeiro a ser realizado foi o Farm Aid, em 1985.

Demos encontradas por Neil Young

No texto divulgado, o cantor apontou que a coleção encontrada tinha sido escrita e gravada em um estúdio, “até onde podemos imaginar”. Porém, ele afirma que não consegue se lembrar das sessões de forma alguma.

A publicação ainda revela que as demos originais foram introduzidas pela primeira vez em suas versões finais em seu aclamado disco Freedom (1989) e também estão presentes em trabalhos como American Dream (1988), Harvest Moon (1992) e Psychedelic Pill (2012).

A novidade é que as gravações serão incluídas em sua próxima compilação, Neil Young Archives Volume III, e ainda existe a possibilidade das demos serem lançadas como um “álbum de arquivo separado antes disso”. Ele destacou:

As letras desses originais são significativamente diferentes dos lançamentos subsequentes do álbum finalizado em muitos casos. Vários versos completamente novos e inéditos são encontrados nas canções desta coleção.

Uma possível data de lançamento ainda não foi divulgada e, segundo Young, uma pesquisa está sendo realizada para “verificar completamente o histórico de gravação” das demos.

Essa dificuldade para se lembrar não é à toa — afinal de contas, no dia 10 de Dezembro, Neil Young irá lançar seu 41º álbum de estúdio, chamado Barn. Ele já disponibilizou os singles “Song Of The Seasons” e “Heading West”.

Confira abaixo a tracklist da coleção de demos, Summer Songs. 

Neil Young – Summer Songs

  1. “Heading West”.
  2. “The Last of His Kind”
  3. “For the Love of Man”
  4. “American Dream”
  5. “Name of Love”
  6. “Someday”
  7. “One of These Days”
  8. “Hangin on a Limb”
  9. “Wrecking Ball”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!