Chorão

Nos últimos dias, você deve ter visto uma confusão envolvendo os membros remanescentes do Charlie Brown Jr. Alexandre Abrão, filho do saudoso Chorão.

Os músicos encerraram toda a parceria com o herdeiro do vocalista e criaram um novo projeto, em uma decisão que dividiu opiniões. Agora, Alexandre falou um pouco mais sobre todo esse momento em uma entrevista com o G1, explicando que muito disso tem a ver com o próprio nome/marca do Charlie Brown Jr. — que não está registrado no INPI até hoje.

De acordo com Abrão, o motivo de Chorão e por consequência ele próprio terem se tornado “donos” da banda foi uma “dívida impagável” feita pelo cantor em 2005. Ele explica:

Em 2005, quando teve a ruptura do Charlie Brown e saiu o Champingon, Marcão e Pelado, meu pai queria fazer um projeto solo chamado Chorão Skate Vibe. Só que ele tinha um contrato muito pesado com a EMI [gravadora incorporada pela Sony].

O [Marcos Maynard], que era presidente da gravadora, falou: ‘Pô, você vai fazer projeto solo o caralho! Tu é o Charlie Brown, tu não é o Chorão’. Aí meu pai comprou dos outros músicos os direitos artísticos, de marca, de imagem. Através disso ele virou o dono da banda.

Desde que meu pai faleceu, uma das pessoas que trabalhava com o meu pai falava: ‘O Chorão tem uma dívida impagável com a EMI’. Até hoje essa dívida impagável está aí. A gente paga de pouquinho em pouquinho, porque retém os direitos artísticos. Isso é uma coisa que ninguém sabia.

Entrando em detalhes sobre essa dívida, Alexandre contou que o pai pegou um adiantamento com a gravadora. Esse dinheiro, segundo ele, fica retido diretamente na fonte e nem chega a entrar para os herdeiros de Chorão. Ele complementa, explicando o envolvimento dos outros membros da banda na situação:

Meu pai, para comprar [os direitos dos outros músicos], tomou uma dívida da EMI de advanceds [termo que se usa no mercado musical para falar de pagamentos adiantados de gravadoras aos músicos]. Para quitar a compra com o Marcão, o Champignon e o Pelado.

O Thiago [Castanho] já tinha saído da banda antes. Com essa ruptura, para fazer voltar o Charlie Brown, ele chamou o Thiago de volta. Porém, como contratado. Todos os músicos que entraram no Charlie Brown Jr. desde 2005 eram contratados.

Que situação, hein? Você pode conferir a entrevista na íntegra por este link.

Charlie Brown Jr.

Com tudo isso em mente, vale lembrar que Marcão e Thiago estão encabeçando o projeto C. BROWN JR — TOUR CELEBRAÇÃO 30 ANOS, que, de acordo com eles, busca deixar “a história ser contada por quem viveu”.

Saiba mais informações por aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!