ABBA

Durante a cerimônia dos Ivor Novello Awards, realizada nesta segunda-feira (21) em Londres, um dos membros do ABBA, Björn Ulvaeus, aproveitou a noite para anunciar o lançamento do Credits Due.

Trata-se de uma plataforma digital que cruza os créditos autorais de qualquer canção, identificando seus compositores, o título da canção, os intérpretes, os produtores e todos os outros envolvidos, até mesmo técnicos de estúdio.

A campanha vem de uma colaboração entre a The Ivors Academy e The Music Rights Awareness Foundation (MRAF), que tem Ulvaeus como cofundador.

Direitos Autorais na Música

O propósito do empreendimento é garantir que “um completo e apurado sistema de dados esteja conectado a todas as gravações desde seu ponto de criação”. Sendo assim, é possível pagar de forma justa compositores e colaboradores por seus trabalhos.

Em entrevista, Björn afirmou (via NME):

Nós queremos elevar a consciência e prover soluções para os problemas que nós conhecemos bem e que são frustrantes para a comunidade de compositores. É muito simples, a gravação de músicas deve creditar todos os envolvidos e garantir que as pessoas certas sejam pagas. As pessoas me perguntam por que isso ainda não aconteceu e eu não sei responder.

Soa como uma grande ideia!

ABBA Voyage

Como contamos aqui, o ABBA está de volta com músicas inéditas, novo álbum e vai realizar uma apresentação ao vivo com versões digitalmente recriadas dos músicos.

O projeto foi feito em parceria com uma equipe de 850 pessoas da Industrial Light & Magic, empresa fundada por George Lucas, e de outros grandes nomes da indústria.

Os ingressos para o ABBA Voyage estarão disponíveis a partir de domingo, 5 de Setembro, para os fãs que pré-encomendarem o álbum na loja oficial do ABBA, e a partir de segunda-feira, 6 de Setembro, para aqueles que se inscreverem previamente através deste link.

As vendas em geral começam a partir de terça-feira, dia 7 de Setembro, e você pode ver mais informações e acompanhar todo o processo em abbavoyage.com.

O disco de estúdio, Voyage, chega na íntegra em 5 de Novembro.

LEIA TAMBÉM: ABBA estreia no TikTok com bela versão ao piano de “Dancing Queen”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!