Ritchie Blackmore, Deep Purple, Rainbow
Foto via Wikimedia Commons

Durante uma sessão de perguntas e respostas no Instagram, o lendário Ritchie Blackmore, guitarrista do Deep Purple e Rainbow, revelou que o ABBA é sua banda favorita de todos os tempos.

Ao comentar o assunto, o músico de 78 anos declarou todo o seu amor pela banda sueca, citando ainda Cozy Powell e Ronnie James Dio, baterista e vocalista do Rainbow, respectivamente, como outros grandes admiradores do ABBA (via Blabbermouth):

Há muitos [grupos prediletos]. Eu amo [o ABBA]. Eles são incríveis. Suas progressões são simplesmente… Tem uma história engraçada com isso. Estávamos em um castelo na França tentando fazer ‘Long Live Rock ‘N’ Roll’ [álbum do Rainbow de 1977]. Estávamos todos muito entediados. Estávamos sentados ao redor da lareira – Cozy [Powell, baterista do Rainbow], eu e Ronnie [James Dio, vocalista do Rainbow] – e estávamos ficando um pouco irritados porque não estávamos tendo nenhuma ideia.

E Cozy disse: ‘Ok, tenho que confessar.’ E olhamos para ele, porque estávamos bebendo, como sempre, e dissemos: ‘Você tem que confessar o quê?’ Ele disse: ‘Você está pronto?’ Eu disse: ‘Sim’. Ele disse: ‘Eu gosto do ABBA.’ E eu disse: ‘Meu Deus, eu amo o ABBA.’ E então Ronnie disse: ‘Sim. Eu também.’ Então, agora todos nós ficamos envergonhados dizendo: ‘Ah, nós amamos o ABBA’, porque você não deveria dizer isso. E com isso, Cozy fugiu para pegar todas as músicas do ABBA e tocá-las. E nós tocamos, por horas, todas as músicas do ABBA ao redor da lareira neste castelo.

Deveríamos estar escrevendo nossas próprias músicas, mas era muito melhor ouvir o ABBA. Acho que o ABBA foi a melhor banda. Sempre ouvi ABBA quando era criança. Era tão melódico e funcionou. Foi fantástico. E eles são provavelmente minha banda favorita de todos os tempos. E eu sei que não é legal dizer isso para certas pessoas. Mas eles foram maravilhosos.

Dava para esperar por essa? Veja o vídeo da transmissão ao vivo ao final da matéria!

Ritchie Blackmore fala sobre seus gostos musicais

Na mesma sabatina, Ritchie revelou outro detalhe interessante sobre suas preferências musicais. O guitarrista contou que não ouve estações de rádio que tocam música há cerca de 40 anos:

Tenho o péssimo hábito de não ouvir rádio. Ouço rádio, mas tenho o péssimo hábito de ouvir programas de rádio [em que as pessoas falam] porque não gosto do que toca no rádio. Para mim, música é muito sério e não gosto do que está no rádio e acho isso perturbador. Acho irritante, mas é a moda do dia. É o que está vendendo, e eu posso entender isso, mas não é para mim. Parei de ouvir rádio do ponto de vista musical há cerca de 40 anos. Eu costumava ouvir música clássica. Achei isso mais revigorante porque não agradava ao público. Mas eu não ouço rádio.

Vale lembrar que Blackmore é cofundador do Deep Purple e escreveu muitos de seus riffs mais memoráveis, incluindo “Smoke On The Water”, mas não se apresenta com o grupo desde sua saída em 1993.

LEIA TAMBÉM: O dia em que Ritchie Blackmore (Deep Purple) detonou Jimmy Page, Eric Clapton e Pete Townshend

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!