Bob Dylan - Subterranean Homesick Blues

Em 08 de Maio de 1965, Bob Dylan filmou aquele que seria um dos primeiros clipes musicais da história.

Em um beco próximo ao Savoy Hotel em Londres, a lenda da música norte-americana se uniu ao diretor D. A. Pennebaker e apareceu segurando cartões com palavras e expressões presentes na letra de “Subterranean Homesick Blues”.

À medida que a canção ia se desenrolando, Dylan soltava os cartões e criava, assim, o primeiro lyric video da história e um verdadeiro “protótipo” dos videoclipes que se popularizariam décadas depois na MTV.

Bob Dylan e a História do Clipe de “Subterranean Homesick Blues”

Um dos vídeos mais conhecidos de todos os tempos, o clipe faz parte do filme Dont Look Back, um documentário a respeito de Bob Dylan.

Essa parte específica foi o segmento de abertura do premiado filme que, inclusive, foi selecionado pela Biblioteca do Congresso dos EUA para preservação devido à sua importância história como um grande retrato da música do país.

Mostrando um jovem Bob Dylan excursionando pela Inglaterra, a produção tem diversas passagens polêmicas que mostram um músico destemido, e conta com aparições de Joan Baez, Marianne Faithfull, Ginger Baker e empresários do protagonista como Albert Grossman e Bob Neuwirth.

Ao final das contas, tanto o clipe separado quanto o filme completos se tornaram ícones da música dos Anos 60 e você pode celebrar os 56 anos da gravação dessa belezinha apertando o play logo abaixo.

LEIA TAMBÉM: John Mayer e uma versão incrível desse clássico de Bob Dylan

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!