Sem dúvidas John Frusciante tem seu nome cravado entre os maiores guitarristas de todos os tempos por toda a sua obra construída junto ao Red Hot Chili Peppers e uma carreira solo recheada de discos espetaculares.

O guitarrista nascido em 1970 está na sua terceira passagem pela banda californiana e as expectativas para o retorno dos shows com a formação clássica e um possível disco de inéditas são muito grandes.

É de conhecimento de todos que em alguns períodos de sua vida John enfrentou o vício em drogas, lutou contra seus maiores demônios e sempre continuou a produzir discos fazendo da música uma salvação pra si mesmo por diversas vezes.

Discografia de John Frusciante

É nesse turbilhão de criatividade que o guitarrista construiu uma carreira solo riquíssima que mostra o reflexo de várias fases da vida pessoal através de suas letras e melodias.

A discografia passeia por obras controversas como Niandra Lades And Usually Just a T-Shirt (1994) e por discos espetaculares como Shadows Collide With People (2004) e The Empyrean (2009) onde John faz um rock and roll explorando ao extremo todas as possibilidades com guitarras, violões, camadas de sintetizadores e a sua habilidade vocal.

Alguns outros discos também merecem muita atenção como To Record Only Water For Ten Days (2001), The Will To Death (2004) e o espetacular Curtains (2004).

Vale destacar que em seus mergulhos solo Frusciante contou com a contribuição de vários parceiros e amigos como Flea, Chad Smith, Omaz Rodrigues-Lopez e Josh Klinghoffer, que assina junto com o guitarrista a autoria do disco A Sphere In The Heart Of Silence (2004).

Nos últimos trabalhos temos um mergulho de cabeça na música eletrônica como no disco Maya (2020) e por enquanto não temos notícia de alguma novidade na carreira solo.

A lista é grande mas vale a pena conferir uma música de cada disco do profundo universo desse ícone da música.

Não estão na lista os EPs e os projetos paralelos de John.

1 – “Been Insane” – Niandra Lades and Usually Just a T-Shirt (1994)

2 – “Poppy Man” – Smiles From The Streets You Hold (1997)

3 – “Going Inside” – To Record Only Water For Ten Days (2001)

4 – “A Doubt” – The Will To Death (2004)

5 – “Song To Sing When I’m Lonely” – Shadows Collide With People (2004)

6 – “A Firm Kick” – Inside Of Emptiness (2004)

7 – “The Past Recedes” – Curtains (2004)

8 – “Walls” – A Sphere In The Heart Of Silence (2004)

9 – “Central” – The Empyrean (2009)

10 – “Hear Say” – PBX Funicular Intaglio Zone (2012)

11 – “Fanfare” – Enclosure (2014)

12 – “Brand E” – Maya (2020)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!