Cunhaporanga, jovem indígena que viralizou no TikTok e Instagram
Reprodução/Instagram (@cunhaporanga_oficial)

As redes sociais definitivamente trazem muitos lados complicados, mas são pessoas como Maira Gomez, conhecida como Cunhaporanga nas plataformas, que dão esperança de que há um jeito extremamente positivo de utilizá-las.

Com mais de 2 milhões de seguidores no TikTok, a jovem indígena usa o espaço de grande alcance para mostrar e explicar sua cultura. Ela responde perguntas das pessoas que a acompanham, mostra trechos de sua rotina e atua como uma espécie de embaixadora, fazendo uma ponte entre mundos tão próximos mas ao mesmo tempo tão distantes da realidade brasileira.

Maira faz parte da comunidade Tatuyo, do Amazonas, e produz conteúdo quase que diariamente não apenas para o TikTok mas também para o Instagram, onde também já tem mais de 300 mil seguidores e segue quebrando barreiras.

Ela mostra, por exemplo, a incorporação da tecnologia na rotina indígena — isso fica bem claro com as hashtags que usa em seus posts, entre as quais está a #GeraçãoTikTok e a #TikTokIndígena.

Vale muito a pena conhecer: você pode ver o perfil da Cunhaporanga no TikTok clicando aqui e o seu Instagram está neste link. Abaixo, separamos alguns posts da jovem e claro que entre eles está um sobre música, algo tão importante para todos nós!

Maira Gomez, a Cunhaporanga

@cunhaporanga_oficialNa verdade não sou uma boa cantora hahah 🏹 ##tiktokindígena ##tiktok ##foryou ##geraçãotiktok ##viral ##tatuyosforever ##comunidadetatuyo ##jūgoa #♬ som original – Cunhaporanga_Oficial

@cunhaporanga_oficialChibé misturado com vinho de Buriti. @dicksontatuyo_oficial e @poranguinha_oficial rindo no fundo. ##tiktok ##tiktokindígena ##geraçãotiktok ##foryou ##viral 🏹♬ som original – Cunhaporanga_Oficial

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Maira Gomez (@cunhaporanga_oficial)