Novas possibilidades para criadores de conteúdo nos streamings

Recentemente o Spotify anunciou que criadores de podcasts poderão incluir músicas inteiras em seus programas se o fizerem através da sua plataforma proprietária de distribuição, a Anchor. Essa nova funcionalidade, ainda que em fase inicial, abre caminho para muitas discussões acerca da produção de conteúdo para a plataforma. E para enriquecer essa conversa, o Fast Forward convidou Patrick Torquato, DJ e radialista, e Bruno Natal, criador e apresentador do podcast Resumido para um bate-papo quente. Confira!

Spotify anuncia nova virada na produção de conteúdo para podcast

Para Patrick, a funcionalidade é um novo marco zero no segmento de podcast. O radialista ainda acredita que a partir dessa mudança outras plataformas tendem a promover novidades para não ficarem para trás. Segundo suas reflexões, as músicas vão abrir portas para episódios mais longos, que podem ser classificados como um confronto às rádios. A técnica descansa a audiência de ouvir o mesmo conteúdo por muito tempo. “O Spotify poderá apresentar material de qualidade para quem gosta de música e de ouvir boas opiniões também. O streaming é mundial”, pontuou.

De acordo com a análise de Bruno, no entanto, existem muitas limitações para inclusão de músicas nos episódios e que podem acabar atrapalhando o desenvolvimento da novidade. “Existem muitas regras! Não vejo como uma grande vantagem por conta de todas essas diretrizes”, destacou.

Convidados questionam qual será o futuro da produção e do consumo de conteúdo

Como figura ativa do mercado, Bruno acredita que a plataforma acaba moldando a cultura com práticas como essas, impostas aos criadores de conteúdo. Com a ferramenta, o Spotify traz os criadores para produzir conteúdo exclusivo sem pagar nada por isso, já que podcasts ainda não contam com monetização. “Isso gera maior tempo de permanência do público no aplicativo sem nenhum gasto para eles”, concluiu.

Quer saber mais sobre esses e outros tópicos envolvendo o anúncio de inclusão de músicas em podcasts no Spotify? Confira o episódio completo do Fast Forward no link abaixo!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!