uiu-lopes
Foto por Aniko

O cantor e compositor baiano Uiu Lopes lança nesta sexta-feira, 30 de Outubro, o single “Rafa Moreira Me Conhece“. A faixa inédita, que conta com participação especial do vocalista e guitarrista Lau e Eu e do rapper Dieguito Reis (Vivendo do Ócio), estreia com exclusividade ao TMDQA!.

Com influências de neo soul, hip hop e indie pop, a canção transforma o trapstar Raffa Moreira numa espécie de alter ego. Uiu destaca que a “graça” está na sutileza empregada em trocadilhos e frases de efeito, tais como os trechos “várias pic em jpeg” e “Deus livre mas quem me dera”. A música brinca com a virtualização do cotidiano à medida em que retrata a influência das redes sociais nos relacionamentos contemporâneos. “A letra mostra essa coisa de se sentir próximo de alguém por um like ou comentário“, relata o artista.

É a minha primeira parceria com o lau e, inicialmente, surgiu em um acarajé que aconteceu em minha casa. Inclusive existe a versão demo que tá no canal do YouTube do Lau. Logo que surgiu o convite da Matraca Records pra gravar esse som, pensamos em incluir o Dieguito, que já tocava essa música em seus shows. Ambos influenciaram na escrita e na construção de um assunto mais descontraído e extrovertido.

Ainda de acordo com o cantor, Cassiano, Marcos Valle, Black Party e Anderson .Paak inspiraram a melodia de “Rafa Moreira Me Conhece”. A ideia era trazer um mix de referências sem tentar reproduzir nenhum desses gêneros. O resultado foi uma sonoridade mais solar e dançante em comparação aos lançamentos passados do artista. Em conversa com o TMDQA!, Uiu Lopes conta que podemos esperar mais reflexos dessa mudança em seus próximos lançamentos.

É algo que tenho me preocupado mais, me comunicar dessa forma, saindo de um lado mais introspectivo e passando pra extroversão, que está mais presente em minhas novas músicas.

As sessões de gravação ocorreram em dezembro de 2019, nos estúdios da YB Music, em São Paulo (SP). Na oportunidade, houve suporte dos músicos Leon Perez (moog), Pedro Bienemann (guitarra e coro), Thiago Barros Leal (baixo), Pedro Lacerda (bateria e coro) e Thomas Harres (bongô, kartala e guiro). A produção da obra é assinada por Fernando Rischbieter e o lançamento acontece pelos selos Matraca Records e YB Music.

Uiu ainda nos adiantou que está em fase de produção de seu primeiro álbum completo. O trabalho contará com novas parcerias, como Cesar Lacerda, com quem fez uma música durante o período de isolamento. Com lançamento marcado para 2021, o disco também está sendo produzido por Fernando Rischbieter e conta, basicamente, com o mesmo time de músicos da nova faixa.

Esse single foi determinante, pois conseguimos definir uma banda que ficou muito a vontade com a produção do Fernando. Estamos aproveitando o máximo dessa energia, porém o disco já vem com uma outra atmosfera, ora solar, ora sombria.

Confira abaixo, em primeira mão, a inédita “Rafa Moreira Me Conhece”.

 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!