Sound Bullet
Crédito: reprodução

A carioca Sound Bullet aproveitou o isolamento social para trabalhar em novas roupagens de músicas do seu repertório.

Foi assim que saiu, através da Sony Music Brasil, a versão de quarentena para “Hope”, que integra o disco mais recente do grupo, Home Ghosts (2020). A novidade chega acompanhada de um clipe realizado e editado por Anderson Alves.

“Essa versão surgiu nos ensaios com a ideia de tocar a música ao vivo durante os shows. Originalmente, ela conta como elementos diferentes dos nossos como, por exemplo, o ukulele barítono. Este lançamento prepara o caminho para outras versões que devem sair esse ano ainda, incluindo até uma música inédita,” explica o vocalista e guitarrista Guilherme Gonzalez.

Além dele, fazem parte da banda, que vai liberar outras faixas no mesmo formato, Fred Mattos (baixo), Rodrigo Tak-ming (guitarra), Henrique Wuensch (guitarra e synth) e Pedro Mesquita (bateria).

Amsterdan

Amsterdan
foto: Juliana Gomes

Também formada no Rio de Janeiro, a Amsterdan divulgou no YouTube o clipe para a faixa “Gafanhotos”.

O vídeo, dirigido por Bruno Castro e Matheus S. Melo, que também aparece nas imagens, imprime uma visão intimista sobre como nossa saúde mental é impactada por fatores externos.

A ideia é causar reflexão a partir dos acontecimentos dos últimos seis meses dentro de uma perspectiva pessoal, explorando o turbilhão de sensações diante da pandemia do coronavírus.

“‘Gafanhotos’ traz nossa visão sobre tudo que vivemos e que vimos acontecer ao nosso redor. Além disso, muito do contexto abordado retrata o que vem acontecendo nesse momento, a negligência com a preservação da vida, o individualismo e a falta de cuidado com terceiros. Queríamos não só falar sobre tudo que nos deixava agoniados, mas também trazer uma versão mais intimista e trabalhada visualmente,” comenta o vocalista e baixista Mateus Muniz.

Além dele, o grupo é formado por Ygor Kauling (vocal e guitarra), Gustavo Tavares (guitarra) e Victor Luz (bateria).

No final de 2019, o quarteto lançou um EP acústico e agora prepara novos materiais.

Vertigem Tropical

Vertigem Tropical
foto: Stefanie Sousa

A banda paulistana Vertigem Tropical liberou recentemente nas plataformas digitais o clipe do single “Frio nos Pés”.

O vídeo, dirigido e roteirizado por Fabrício G.M., canção tem temática inspirada em obras clássicas do cinema dos gêneros de suspense e horror, como O Iluminado e Poltergeist.

O material foi produzido através do programa de ação cultural ProAC ICMS, do Governo de São Paulo.

“O clipe conversa com diferentes obras e elementos da cultura popular para contar uma história um pouco frustrante de uma relação moderna. A frase ‘você nem visualizou’ é algo que representa a geração atual, principalmente neste estado de quarentena,” revela o vocalista Vini Cabra.

Também neste ano, o grupo vai lançar o projeto audiovisual Todas as Reticências, que inclui outros cinco clipes e um EP realizados, também financiados pelo ProAC ICMS.

Killa Bi

Killa Bi
foto: Murilo Marroco

A rapper Killa Bi divulgou nas plataformas de streaming o clipe da música “Meu Tempo Não Dá”, que conta com a participação do produtor Victor AL.N.

O vídeo, gravado em preto e branco, teve a direção de Murilo Marroco, e mostra cenas do cotidiano popular urbano.

A letra menciona questões sociais agravadas pela pandemia da Covid-19, a partir de um olhar com esperança no futuro. O lançamento faz parte do planejamento de Killa de liberar um single por mês.

“Estávamos em quarentena, tudo muito novo e assustador. O Victor me enviou o beat, e logo comecei a escrever, senti que era a hora de desabafar tudo que estava sentindo e vivendo naquele momento, e me veio a frase do Sabotage: ‘Se eu for falar de sofrimento o meu tempo não dá, olha ao meu redor’. Peço licença a Sabotage, e agradeço por ter sido alguém tão à frente do seu tempo, ao ponto de me confortar ainda hoje. Esse é o poder da arte!,” afirma a artista, que em 2019 estreou com o EP Eu Sou Uma Abelha e no ano que vem deve lançar seu segundo compacto.

Victor Caesar

Victor Caesar
foto: divulgação

O cantor e compositor Victor Caesar lançou o clipe da canção “FUSE”, escrita anos atrás, em 2013.

O vídeo foi dirigido por Laura Fragoso e a faixa ganhou uma versão mais repaginada, que mistura os arranjos instrumentais da nova MPB com o vocais do clássico indie rock.

“Essa música ficou na gaveta por muito tempo. Talvez por não mais sentir aquilo ou por medo de reviver,” diz Victor, que estreou na carreira solo no final de 2018.

Ele, que também é designer gráfico e se formou em cinema na New York Film Academy, divulgou anteriormente a canção “FALLING”.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!