Guitarra de Ian Curtis, do Joy Division
Foto: Divulgação/Bonhams

A guitarra usada por Ian Curtis, do Joy Division, no clipe de “Love Will Tear Us Apart” acaba de ser leiloada por um valor milionário.

A estimativa anteriormente, como te contamos aqui, era de arrecadar pelo menos 565 mil reais, porém, o valor de venda do instrumento ficou bem acima disso.

No leilão ocorrido nesta terça-feira, dia 13, o lance final para a guitarra foi de 210 mil dólares, ou um pouco menos de 1 milhão e 200 mil reais.

Ian Curtis e Joy Division

Além de aparecer no vídeo do maior clássico do Joy Division, a guitarra Vox Phantom com design diferenciado também já passou pelas mãos de Bernard Sumner e Johnny Marr.

Segundo a Consequence Of Sound, só depois de 15 anos na coleção de Marr é que o instrumento voltou a pertencer a Sumner, companheiro de banda de Curtis, que então presenteou a filha do vocalista com a guitarra.

Em declaração, Natalie Curtis afirmou que, apesar de “não ser nada musical”, ter a guitarra a ajudou a aprender mais sobre seu falecido pai, “que era obcecado com a aparências das coisas”, justificando assim o design “diferentão” do instrumento.

Além de tudo isso, a Vox Phantom também rodou pela Europa numa turnê do Joy Division por lá e ainda foi usada para gravar a faixa “Heart and Soul”, do álbum Closer, lançado pelo grupo em 1980.

Veja a guitarra Vox Phantom em ação logo abaixo no clipe de “Love Will Tear Us Apart”:

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!