Guitarra de Ian Curtis, do Joy Division
Foto: Divulgação/Bonhams

Uma guitarra usada pelo icônico Ian Curtis, do Joy Division, será leiloada nos próximos dias.

E não é nem qualquer guitarra não! É a que ele usou na gravação do clipe mais famoso do grupo, para a faixa “Love Will Tear Us Apart”.

De fabricação britânica, o instrumento tem seu número de série estampado numa placa (76.634), além de corpo de mogno com acabamento em branco com tremolo tipo Bigsby B5 Jennings, ponte rolante Tune-o-matic, três captadores com seis botões de controle e cinco controles giratórios.

A guitarra possui ainda botões de alça originais, parte traseira com cavidade para conversão de bateria PP3, scratchplate laminado, braço de bordo de uma peça com escala de jacarandá sem trastes e trastes originais, marcadores de ponto, cabeçote com decalque especial Phantom VI, cobertura de treliça cromada e cabeçotes de máquina Schaller não originais.

O comprador levará para a casa a guitarra em uma caixa rígida retangular forrada de pelúcia, acompanhada de uma cópia em vinil de 12 polegadas do single “Love Will Tear Us Apart”, comemorando seu aniversário de 40 anos, e, por fim, uma carta escrita pela filha de Ian, Natalie Curtis.

Ian Curtis e Joy Division

Segundo os organizadores do leilão, o instrumento é estimado entre 77 mil e 100 mil dólares, o que gira entre 435 mil e 565 mil reais.

Os lances poderão dados a partir de 13 de outubro por este site.

Confira abaixo o clipe de “Love Will Tear Us Apart”, do Joy Division, com a guitarra usada por Ian Curtis sendo leiloada:

TMDQA! SPOTLIGHT: assine a Newsletter oficial e gratuita do TMDQA! agora mesmo

Lançamentos da semana, Charts, textos exclusivos e muito mais: assine agora mesmo clicando aqui ou inserindo seu e-mail na caixa abaixo.

Compartilhar