Charlie Brown Jr. tocando Heavy Metal
Reprodução/YouTube

Quando você pensa nos primórdios do Charlie Brown Jr., é bem provável que você se lembre de clássicos como “Quinta-Feira”, “O Côro Vai Comê” e tantas outras que estiveram no disco de estreia Transpiração Contínua Prolongada (1997).

Acontece que, antes de conseguir chegar no estúdio e de fato gravar seu primeiro trabalho, a banda teve uma trajetória relativamente longa que foi inclusive explicada pelo guitarrista Marcão em um vídeo há pouco tempo.

Um dos detalhes mais interessantes é de que, em sua primeira fase, o CBJr. era uma banda de Heavy Metal — e põe Heavy nisso. Um vídeo bem raro (e, infelizmente, só disponível em baixa qualidade) mostra um pouco do que era a What’s Up, como era conhecida aquela primeira formação.

Cantando em inglês, Chorão mandava alguns berros ao microfone enquanto riffs pesados embalavam o som dos cabeludos integrantes, que bastante se assemelhava a grupos dos EUA como Pantera e até Suicidal Tendencies.

Isso implica, claro, que a mistura de Funk e Rock que consagrou uma das maiores bandas brasileiras de todos os tempos já estava bastante presente. Com o tempo, foi questão de “refinar” essa sonoridade e encontrar uma forma de deixá-la mais digerível ao público em geral.

De toda forma, vale a pena relembrar essa raridade pelo vídeo abaixo. Já pensou se Chorão fosse um ícone do Metal brasileiro?

Charlie Brown Jr. – “What’s Up”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!