J. K. Rowling lança novo livro e mais uma vez é acusada de transfobia

A escritora J. K. Rowling acaba de lançar seu novo livro e, segundo resenha, quis passar uma mensagem para nunca se confiar em um homem de vestido.

J.K. Rowling, autora de Harry Potter
Foto via Wikimedia Commons

A famosa escritora J. K. Rowling está envolvida em mais uma polêmica.

Desta vez, o nome da autora foi parar nos assuntos mais comentados do Twitter por causa do lançamento de seu novo livro que ocorre nesta terça-feira, dia 15.

Chamado Troubled Blood, o novo material será um mistério que narra a história de um homem serial killer que se veste de mulher para se aproximar de possíveis vítimas e cometer seus crimes, como adiantou o Telegraph (via CoS) em uma resenha publicada no último domingo.

J. K. Rowling assina a obra com seu pseudônimo Robert Galbraith.

J. K. Rowling

O livro sai após a autora da saga Harry Potter fazer diversas afirmações transfóbicas nas redes sociais e, agora, ter sua obra resumida pelo jornalista Jake Kerridge com a seguinte frase:

Nunca confie em um homem de vestido.

Segundo a resenha, o ponto principal do novo material é a investigação de um caso de desaparecimento ocorrido em 1974, mas que foi arquivado. A vítima seria GP Margot Bamborough e o criminoso Dennis Creed, um travesti assassino em série.

A polêmica mais recente envolvendo J. K. Rowling e pessoas transsexuais ocorreu em junho deste ano, quando ela postou no Twitter uma crítica ao autor de um texto que escreveu sobre termos um mundo melhor pós-pandemia para “pessoas que menstruam”. Na opinião dela, ele deveria ter usado a palavra “mulheres” ao invés de “pessoas”.

O fato, inclusive, provocou até reações em nomes como Daniel Radcliffe e Emma Watson, que trabalharam nos filmes inspirados nos livros de Rowling.

Veja abaixo alguns tweets recentes sobre a autora J. K. Rowling: