Foto: Ed Caraeff

Com sonoridade crua, primitiva, selvagem, ríspida, poderosa e excitante, a banda norte-americana The Stooges é, incontestavelmente, uma das que mais contribuíram para a criação e a propagação dos gêneros proto-punk, garage rock, punk e, claro, rock and roll.

Formada originalmente em 1967 pelo performático e inigualável Iggy Pop no vocal, Ron Asheton na guitarra, Scott Asheton na bateria e Dave Alexander no baixo, a banda celebrou no dia 8 de Agosto de 1970 o primeiro mês de lançamento de seu segundo álbum de estúdio, o clássico Fun House, com um show que marcou o começo de sua separação, oficializada no ano seguinte.

Relatos da apresentação que aconteceu como parte do Goose Lake International Music Festival, em Michigan, afirmam que o baixista Dave Alexander ficou em choque total em frente ao público de cerca de 200 mil pessoas, sendo a razão ainda incerta, e não tocou uma única nota sequer de seu instrumento, fazendo com que Iggy Pop o demitisse do grupo logo após seu fiasco no palco.

Acontece que a gravação completa, direto da mesa de som, desse fatídico show foi encontrada em alta qualidade em uma fita stereo enterrada no porão de uma fazenda de Michigan (junto a outros materiais analógicos da mesma época) e prova que a história real não foi bem daquele jeito; que Alexander, de fato, tocou baixo naquela noite.

O material, que é o último e o único registro da banda ao vivo com sua formação original, foi garimpado pela gravadora Third Man Records, de ninguém menos que Jack White (que já tocou covers de The Stooges, lançou biografia da banda e disse que o grupo mudou sua vida), e foi carinhosamente restaurado por Vance Powell e masterizado por Bill Skibbe.

The Stooges – Live At Goose Lake: August 8, 1970

The Stooges - "Live at Goose Lake: August 8th 1970"
Foto: Capa do álbum “Live at Goose Lake: August 8th 1970”, The Stooges

Intitulado The Stooges’ Live At Goose Lake: August 8, 1970, o álbum será lançado nessa sexta-feira, 07 de Agosto, apenas um dia antes do que marca os 50 anos de seu registro.

Em pré-venda, o álbum está disponível em versão digital, CD e vinil de 12″ na loja oficial da Third Man Records, tendo ainda bolachas exclusivas, limitadíssimas e coloridas através da Rough Trade.

Tracklist:

1. “Intro”
2. “Loose”
3. “Down On The Street”
4. “T.V. Eye”
5. “Dirt”
6. “1970 (I Feel Alright)”
7. “Fun House”
8. “L.A. Blue”

Como o setlist do show contou com todas as 7 faixas de Fun House, a notícia foi acompanhada com a liberação da faixa-título do icônico álbum para audição, que você confere logo abaixo.

Continua após o player

Pôster oficial do Goose Lake International Music Festival 1970
Foto: Pôster oficial do Goose Lake International Music Festival 1970/Divulgação

The Stooges anuncia caixa incrível para celebrar 50 anos de Fun House

No dia 17 de Julho foi lançada uma edição comemorativa do tão importante e inspirador Fun House, que completou 50 anos no mês passado. Todos os detalhes do box, que chegou com 15 LPs e sessões completas do álbum em vinil, você confere aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!