10 grandes artistas com projetos sensacionais fora da música
Reprodução/Instagram

Muitas vezes temos a sensação de que os músicos dedicam 100% do seu tempo em suas carreiras. Mas, para a surpresa de algumas pessoas, muitos deles possuem outros projetos que são mais do que meros hobbies.

Tanto artistas internacionais como nacionais se recusam a ficar restritos a trabalhos que necessariamente tenham a ver com música. Alguns deles, quando não estão nos estúdios ou nos palcos, investem seus tempos livres em outros negócios que também fazem seus olhos brilharem.

Desde abrir a própria vinícola a comandar um podcast ou ajudar a NASA a trazer à Terra uma cápsula com o material que pode explicar a formação do Sistema Solar, confira a seguir 10 artistas que também se dedicam a outros projetos que são tão incríveis quanto seus trabalhos musicais!

10 grandes artistas com projetos sensacionais fora da música

Maynard James Keenan

Caduceus Cellars, vinícola de Maynard James Keenan
Caduceus Cellars, vinícola de Maynard James Keenan. Foto: Wikimedia Commons

Entre os artistas que se dedicam a outros projetos está Maynard James Keenan, líder do TOOL, que divide seu tempo entre sua banda de Metal Progressivo e sua paixão pela arte da vinificação. Em 2004, o músico abriu sua própria vinícola chamada Caduceus Cellars, em Jerome, Arizona, nos Estados Unidos e há mais de uma década segue neste ramo.

No documentário Blood into Wine, de 2010, Keenan aborda mais detalhes sobre sua exploração do mundo do vinho. Maynard também é dono de outras duas vinícolas: a Merkin Vineyards, em Scottsdale, Arizona, e a mais recente Merkin Vineyards Hilltop Winery & Trattoria em Cottonwood, Arizona.

Alex James

Alex James, do Blur, e sua produção de queijos
Alex James, do Blur, e sua produção de queijos

E já que falamos de vinho, por que não te contar sobre um músico que é fabricante de queijo gourmet? Sim, o baixista Alex James, integrante da banda de Rock inglesa Blur, também trabalha em uma pequena fazenda em Oxfordshire produzindo este alimento que é um clássico acompanhante dos vinhos.

O artista usa muitas vezes seu conhecimento gastronômico para contribuir com blogs e colunas relacionadas à alimentação. Ele ainda publicou o livro All Cheeses Great and Small: A Life Less Blurry (2012), que oferece uma visão mais detalhada sobre sua transição de roqueiro a fabricante de laticínios.

Brian May

Brian May no Observatório Paranal
Foto: Wikimedia Commons

O lendário Brian May, guitarrista do Queen, também se dedica a uma outra profissão bastante inusitada. O músico é nada mais nada menos do que astrofísico e, em Setembro deste ano, o astro britânico ajudou a NASA a trazer de volta à Terra sua primeira amostra de material da superfície de um asteroide.

Apesar de May não ter ficado junto à equipe durante a aterrissagem da cápsula com o material que pode explicar como se deu a formação do Sistema Solar, o guitarrista foi responsável, segundo a CNN, por criar imagens estereoscópicas a partir dos dados da nave espacial. Com isso, May permitiu que o líder da missão, Dante Lauretta, e sua equipe localizassem um lugar seguro para a aterrissagem e o recolhimento da amostra. Muito legal, não é mesmo?

Green Day

Green Day com o Oakland Coffee
Foto via Oakland Coffee

Os integrantes do Green Day, Billie Joe Armstrong, Mike Dirnt e Tré Cool, além de compartilharem uma paixão pela música, decidiram expandir sua relação investindo no mercado de café e sustentabilidade.

Juntos, os artistas fundaram sua própria empresa, a Oakland Coffee, que oferece café orgânico em cápsulas e embalagens compostáveis com certificação do Biodegradable Products Institute (BPI).

A empresa dos roqueiros vende apenas cafés cultivados organicamente, escolhidos a dedo e comercializados de forma justa. Os grãos disponíveis são provenientes de pequenas fazendas orgânicas, principalmente em regiões de grande altitude da América Central e do Sul.

Nick Cave

Nick Cave no palco cantando ao microfone
Foto de Nick Cave via Shutterstock

Além de explorar a criatividade em suas músicas, o icônico artista australiano Nick Cave também usa sua imaginação fertil para as histórias que acompanham suas obras literárias. Seu primeiro livro foi And the Ass Saw the Angel, publicado em 1989, que conta a história de um filho mudo que tem uma mãe abusiva e um pai obcecado por tortura.

Entre uma série de obras publicadas, um de seus livros mais recente é Fé, Esperança e Carnificina, publicado em 2022, criado a partir de mais de 40 horas de conversas íntimas do artista com o jornalista irlandês Seán O’Hagan.

O livro examina questões de fé, arte, música, liberdade, tristeza e amor, apresentando, de forma cuidadosa, o que realmente impulsiona a vida e a criatividade do artista. É baseado abertamente na vida de Cave, desde a sua infância até os dias de hoje, incluindo seus amores, sua ética de trabalho e sua dramática transformação nos últimos anos.

Hayley Williams

Hayley Williams e Brian O'Connor, da Good Dye Young
Foto por Julia Cox

Hayley Williams, vocalista do Paramore, nunca teve medo de ousar quando o assunto é cor de cabelo. A artista já pintou suas madeixas de laranja, azul, rosa, verde, roxa e muito mais, sempre chamando a atenção dos fãs.

Pensando em como proporcionar para os seus fãs a mesma experiência, a cantora se uniu ao seu cabeleireiro e maquiador de longa data, Brian O’Connor, para desenvolver a Good Dye Young (GDY), uma marca de coloração de cabelo.

Além de uma marca, o projeto tem o intuito de criar uma comunidade em torno da autoexpressão, da cor e da felicidade de incentivar as pessoas a serem quem elas quiserem ser.

Valorizando a liberdade de expressão, a GDY se preocupa com questões de sustentabilidade e seus produtos são feitos sem testes em animais, além de serem veganos e livres de muitos produtos químicos grosseiros.

Jack White

10 grandes artistas com projetos sensacionais fora da música
Reprodução/Instagram

Que Jack White é um dos maiores músicos do século 21 todo mundo sabe, mas o que muitos fãs talvez não imaginem é que, antes de conquistar esse título, o músico se sustentava fazendo estofamento de móveis e criou a empresa Third Man Upholstery.

Mesmo com o rumo musical que sua vida tomou e com a criação da Third Man Records, o ex-White Stripes continuou se dedicando ao estofado – apenas não mais como um trabalho fixo.

Hoje em dia, a Third Man Upholstery está localizada em Nashville e você pode conferir alguns dos estofados feitos por Jack White através do perfil do Instagram da loja.

Mano Brown

Mano Brown reflete sobre cultura e política com Gilberto Gil em novo episódio do seu podcast
Foto por Jef Delgado

É claro que os artistas nacionais também não poderiam ficar de fora dessa lista. Nos últimos anos, Mano Brown, líder do lendário Racionais MCs, conquistou muita gente com o seu incrível podcast Mano a Mano. O projeto apresenta conversas de Brown com personalidades de cenários distintos, indo da cultura ao esporte e da política à religião.

Mano a Mano foi o segundo podcast mais ouvido do Spotify em 2021 e seguiu com quatro temporadas, e a última foi encerrada com um papo com a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima no Brasil, Marina Silva.

De 2021 pra cá, Mano Brown teve conversas marcantes com personalidades como Lula, Gilberto Gil, Ronaldo Fenômeno, Anielle Franco, Padre Júlio Lancellotti, Linn da Quebrada, Walter Casagrande e muitas outras pessoas. Você pode conferir os episódios por aqui.

João Gordo

João Gordo no Panelaço
Foto: Reprodução / Instagram

Quem também sempre esteve envolvido em projetos que não fossem necessariamente relacionados ao seu trabalho musical é João Gordo.

Considerado um dos pioneiros do Punk Rock brasileiro, o líder da banda Ratos de Porão também foi apresentador de programas lendários da MTV Brasil entre 1996 e 2009, como Piores Clipes do Mundo, Gordo Freak Show, Fundão MTV entre muitos outros.

Apesar de estar sempre conectado à música, Gordo seguiu por um caminho um pouco mais distante a partir de 2014, quando começou a se dedicar ao programa Panelaço, no YouTube. A atração mistura entrevistas com celebridades com o ato de cozinhar.

Durante a pandemia, o apresentador inclusive começou uma campanha para alimentar a população que vive nas ruas de São Paulo e, através da doação de seus telespectadores, o grupo Solidariedade Vegan teve a oportunidade de se financiar e alimentar muitas pessoas naquele momento.

Apesar de ter dito que pretende retomar o formato anterior, o Panelaço mudou de nome e formato em 2023 e por enquanto funciona como o podcast Superplá, em que Gordo recebe diferentes convidados para conversas sobre bastidores do Rock, além de contar histórias em papos diretos e indiscretos. O programa é exibido tanto no YouTube como no Spotify.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!