Nuven - Par de Ondas

Nuven é o nome de um projeto de Gustavo Teixeira, que já vem trabalhando em canções voltadas à música eletrônica há algum tempo.

No dia 14 de Agosto, Gulão (que tem passagem por bandas como Rancore) irá disponibilizar um novo EP chamado Hiperreal e na última sexta-feira o cara disponibilizou, junto com a gravadora Balaclava, um clipe oficial para “Par de Ondas”.

A canção conta com a participação especial de Ale Sater, vocalista dos colegas de selo Terno Rei, e nós perguntamos para ele como foi participar da colaboração e adentrar um mundo musical diferente do que ele está habituado:

Por aqui, na medida do possível, estou tentando me manter ativo e escrevendo músicas :). O Gulão (Nuven) é um amigo de longa data, a gente tem muita liberdade um com o outro e todo o processo rolou de uma maneira bem natural e positiva. O lance de ser ‘fora da zona de conforto’ é legal, porque possibilita experimentar e entrar em outros ‘mini-universos’. Espero que façamos mais vezes!

O TMDQA! também pediu para Gustavo como surgiu a ideia de convidar Ale para esse lançamento específico do Nuven, e ele disse:

Sou fã do trabalho do Ale e já havíamos feito duas músicas antes; ‘Circulares’ (single em 2015) e ‘Entre Águas’ (Álbum ‘Partir’ de 2016) e há algum tempo, já vínhamos conversando sobre fazer mais uma faixa. ‘Par de ondas’ era uma faixa instrumental minha entre algumas que mandei pra ele escolher e encaixar a voz. Não foi nada direcionado ou com alguma referência específica em mente, pelo contrário; como das outras vezes, fiz questão de deixá-lo livre para criar e expressar o que o instrumental o inspirasse. Depois que a voz foi gravada, a música acabou tomando um outro rumo em relação ao que era inicialmente, acabei trocando alguns instrumentos, sons de bateria, tirando coisas e acrescentando outras e arranjando de uma forma diferente. Conforme ia trabalhando na faixa, mandava versões pra ele ouvir o que achava e íamos trocando ideia até que os dois ficassem satisfeitos com o resultado. O processo fluiu muito tranquilamente, embora tenha demorado um pouco, mas fiquei muito satisfeito com o resultado final, principalmente comparado ao que a ideia inicial. O Ale me sugeriu várias ideias principalmente de edição de vocal, que foram fundamentais para o resultado final da faixa.

Meu processo de criação é bem pessoal, solitário e meu estado de espírito obviamente acaba influenciando diretamente o clima da composição. Trazer outras pessoas para dentro desse processo é algo que me tira da zona de conforto de compor tudo só pra mim e acaba ampliando a mensagem do som, ou mesmo mostrando outras perspectivas e interpretações sobre ele. Seja na mensagem das letras ou pelo material audiovisual.

Logo abaixo você pode assistir ao clipe de “Par de Ondas” bem como ouvir outra música do EP, “Instante”.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!