Lista com músicas de Rock lançadas em 2022 tem Red Hot Chili Peppers, Ozzy Osbourne e Nova Twins

Neste 13 de Julho, celebramos o Dia do Rock e, com ele, sempre surgem inúmeros questionamentos. O maior deles, claro, é sempre o mesmo: o Rock está morto?

Por aqui no TMDQA!, a gente sempre bate na tecla de que essa frase não poderia estar mais errada e não há oportunidade melhor para provar isso do que esse dia tão marcante para o gênero.

Em 2022, por exemplo, já tivemos inúmeros lançamentos sensacionais ligados ao Rock que vão desde artistas clássicos — como Ozzy Osbourne — até nomes mais modernos que vêm mostrando que o gênero está sempre pronto para se renovar — como Nova Twins e Måneskin.

Aproveitando a data especial, separamos por aqui 10 músicas que chegaram neste ano e vão te convencer que o Rock ainda tem muito a entregar. Confira a seguir!

brvnks – “meet the terrible”

BRVNKS
Foto por Maya Guimarães

Quando estreou com Morri de Raiva em 2019, a cantora brvnks mostrou um lado de seu trabalho que foi muito expandido para o sucessor meet the terrible, que chegou em 2022. A faixa-título da obra é um exemplo disso, abraçando elementos que fizeram com que ela se tornasse conhecida como uma bela representante do cenário alternativo brasileiro.

gorduratrans – “enterro dos ossos”

gorduratrans
Foto por Thaysa Paulo

Sempre experimentando com novas sonoridades, o gorduratrans traz uma mistura única que muitas vezes é reduzida ao termo Shoegaze injustamente. A realidade é que o duo não cabe em uma caixinha, e deixou isso mais claro do que nunca em seu mais novo disco zera, que foi precedido pelo excelente single de divulgação “enterro dos ossos”. Pedida necessária nessa lista!

Ghost – “Twenties”

Ghost em programa de televisão
Reprodução / YouTube

Agora vamos sair do Brasil — mas nem tanto assim. Com inspiração em ritmos brasileiros, o Ghost lançou em 2022 uma das melhores músicas do ano (e de sua carreira) em “Twenties”, faixa que integra o mais recente lançamento IMPERA. O trabalho como um todo é uma baita demonstração de força do Rock, mas essa canção específica mostra como é possível incorporar elementos inusitados de um jeito único.

KennyHoopla – “DIRTY WHITE VANS//”

KennyHoopla
Foto por RAHEEMISBLIND

Sempre transitando entre o Pop Punk, o Emo e o Rap, KennyHoopla é um dos artistas mais interessantes dos últimos tempos e voltou a comprovar isso com o single “DIRTY WHITE VANS//” em 2022. Novamente com produção de Travis Barker (blink-182), a canção vê Kenny explorar um lado mais próximo do Rap, com batidas eletrônicas, sem deixar de lado as guitarras e o seu jeito único de cantar.

Maglore – “Eles”

Maglore
Foto por Lucca Mezzacappa

Já bastante conhecida na cena brasileira, a Maglore voltou mais forte do que nunca em 2022 com o ótimo single “Eles”. Resgatando o espírito dos anos 60 e 70 tanto na sonoridade quanto na letra com tons de protesto, a canção é prazerosa de ouvir e, ao mesmo tempo, pede uma forte reflexão que se torna quase inevitável com a letra marcante que é ainda mais evidenciada pela melodia vocal.

Måneskin – “SUPERMODEL”

Maneskin no Eurovision 2021
Foto do Maneskin via Shutterstock

Mostrando que vai muito além do sucesso massivo de “Beggin’”, o Måneskin tem se renovado a cada lançamento e “SUPERMODEL” é talvez o melhor exemplo disso. O single mais recente da banda traz guitarras a la Stadium Arcadium (Red Hot Chili Peppers) sendo complementadas pelo estilo único do grupo italiano, com destaque especial para os vocais que ditam o tom mais sensual e dançante da faixa.

Nova Twins – “Choose Your Fighter”

Nova Twins retornam com o poderoso single "Antagonist"; ouça
Reprodução / Instagram

Sem medo de abraçar sonoridades experimentais, as Nova Twins resolveram dar um passo além depois do sucesso com o disco de estreia Who Are the Girls? em 2020. Em Supernova, elas partem ainda mais para os extremos de seu som, buscando elementos mais eletrônicos e, paradoxalmente, mais pesados e cheios de guitarra como podemos ver em “Choose Your Fighter”, um baita destaque não só do álbum em questão como de todo o Rock em 2022.

Ozzy Osbourne – “Patient Number 9”

Ozzy Osbourne
Reprodução / Instagram

Quem é rei não perde a majestade e, pelo visto, quem é príncipe também não. Ozzy Osbourne voltou recentemente com o lançamento de “Patient Number 9”, faixa-título de seu próximo disco que contou com a participação de Jeff Beck e mostrou que o Príncipe das Trevas segue em excelente forma, se eternizando ainda mais como uma das vozes mais poderosas do Rock. Aliás, que refrão é esse, né?!

Red Hot Chili Peppers – “Nerve Flip”

Red Hot Chili Peppers
Divulgação

Falando em clássicos, o Red Hot Chili Peppers também é presença obrigatória nessa lista com o lançamento de Unlimited Love, primeiro disco após a reunião com John Frusciante. Apesar disso, a faixa escolhida foi o single bônus “Nerve Flip”, que chegou primeiro ao Japão por um período exclusivo e depois foi apresentado ao resto do mundo com sua sonoridade bem noventista, remetendo ao Grunge e exibindo a potência do RHCP em fazer praticamente qualquer tipo de som.

Terno Rei – “Dias da Juventude”

Terno Rei
Foto: Fernando Mendes

Pra fechar a lista, outra das grandes bandas brasileiras do momento: Terno Rei. Se o novo disco Gêmeos é um dos maiores destaques do ano, tudo começou com o lançamento da ótima e grudenta “Dias da Juventude”, que incorpora o espírito de seu título de um jeito pra lá de interessante. Mais do que isso, apresenta uma sonoridade que vai remeter aos dias da juventude de muita gente, resgatando elementos nostálgicos e apresentando-os em um novo contexto que faz todo o sentido em 2022.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!