David Bowie no Top Of The Pops, 1972

06 de Julho de 1972.

Há exatos 48 anos, David Bowie foi ao famoso programa de televisão britânico Top Of The Pops para uma apresentação que não apenas mudaria a sua carreira como entraria para a história de muitas pessoas no Reino Unido.

Foi nesse ano que o lendário artista lançou seu quinto disco de estúdio, The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars, e introduziu a figura de Ziggy Stardust ao mundo.

O primeiro single do trabalho era o clássico “Starman” e Bowie foi até a TV para divulgar o som com uma apresentação que tinha sua cara: sem medo de encarar o público conservador do programa, se vestiu com roupas coloridas e chamativas e abraçou o guitarrista Mick Ronson em diversos momentos, sutilmente desafiando a moral e os bons costumes com uma das músicas mais emblemáticas de toda carreira.

David Bowie e “Starman” no Top Of The Pops

Essa apresentação ficou conhecida como o “ponto de virada” da carreira de David Bowie, que já vinha sendo elogiado pela crítica mas agora passava a se conectar com um público massivo, tornando-se efetivamente uma figura popular em seu país de origem.

Realizada há quase meio século, a performance parece simples nos dias de hoje, mas teve um significado tão grande que até virou matéria do The Guardian em 2016, com o jornalista David Hepworth falando que ela colocou o músico “na estratosfera”.

Mais que isso, ele destaca o momento em que Bowie apontou para a câmera enquanto cantava “I had to phone someone so I picked on you-hoo-oo” (“Eu tinha que ligar para alguém então escolhi você”), e se conectou com milhões de britânicos que ficaram com aquele frame eternizado em suas mentes.

Vale lembrar, e isso é inclusive destacado pelo autor da matéria em seu texto, que foram longas décadas até que se pudesse ter acesso a replays do programa quando você quisesse, o que significa que aqueles poucos minutos da apresentação permaneceram no imaginário dos fãs de música por muito e muito tempo.

Se formos pensar, o YouTube só nasceu em 2005, 33 anos depois do episódio do TOTP, e ainda assim não era comum encontrar raridades na plataforma como fazemos hoje em dia.

Ao apontar para a câmera e se conectar com quem estava em casa, Bowie transformou sua carreira da noite pro dia e ao seu melhor estilo fez bom uso da mídia mais popular da época para invadir as casas das pessoas e se conectar com elas.

Mais uma jogada do mestre que você pode ver logo abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=mYtRp9UNx8Y

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!