David Bowie no Top Of The Pops, 1972

O icônico David Bowie partiu em 2016 deixando um legado extraordinário para a história da música.

O astro britânico, conhecido por seus figurinos extravagantes e maquiagens chamativas, conquistou uma legião de fãs com seu som inovador voltado para o rock psicodélico, folk rock e glam rock.

Em 2008, depois do Camaleão do Rock já ter apresentado ao fãs mais de 20 discos de estúdio de sua carreira solo, Bowie decidiu criar uma compilação com 12 de suas canções favoritas que integravam sua extensa discografia.

Como descreve a Far Out, o álbum foi anunciado inicialmente como uma coleção das músicas favoritas de David e foi disponibilizado exclusivamente como brinde de uma edição do jornal britânico The Mail on Sunday. Porém, a procura foi tanta que os jornais esgotaram e o CD se tornou um item de colecionador.

Atendendo ao desejo dos fãs norte-americanos de Bowie, a gravadora Virgin/EMI lançou um disco idêntico com as escolhas do músico que era acompanhado por um livreto com comentários sobre cada faixa que apareceu originalmente no jornal.

Depois disso, foi apenas em 2015 que os fãs voltaram a ter acesso a este compilado após o lançamento de uma edição limitada em vinil vermelho para comemorar a abertura da exposição David Bowie Is, exibida na Philharmonie de Paris, na França.

Compilado das músicas favoritas de David Bowie

As músicas selecionadas por David Bowie para a compilação podem surpreender alguns fãs, já que ele decidiu não incluir a maioria de suas canções mais populares.

Um dos poucos clássicos a marcar presença foi “Life on Mars?”, e David já chegou a falar sobre a criação dessa música como algo “fácil”, exaltando a juventude. Bowie também incluiu no disco a raridade “Some Are”, escutada por poucas pessoas depois que ele a deixou de fora da tracklist do seu décimo primeiro álbum de estúdio, Low, lançado em 1977.

Já uma surpresa que pode ter alegrado muitos fãs ao aparecer no disco é “The Bewlay Brothers”, que integrou o quarto disco de Bowie, Hunky Dory (1971). Sobre a música, certa vez, ele declarou:

O único cachimbo que fumei foi um Bewlay barato. Era um item comum no final dos anos 60 e para essa música usei Bewlay como uma alcunha – no lugar do meu nome. Esta não era apenas uma música sobre fraternidade, então eu não queria deturpá-la usando meu nome verdadeiro. Dito isto, eu não saberia como interpretar a letra dessa música a não ser sugerindo que há certas camadas de fantasmas pessoais nela. É um palimpsesto, então.

A lista completa com as melhores músicas de David Bowie segundo ele mesmo estão disponíveis em uma playlist logo abaixo e também em formato de lista em seguida! Sentiu falta de alguma?

As 12 músicas favoritas de David Bowie

“Life On Mars?”

“Sweet Thing/Candidate/Sweet Thing (Reprise)”

“The Bewlay Brothers”

“Lady Grinning Soul”

“Win”

“Some Are”

“Teenage Wildlife”

“Repetition”

“Fantastic Voyage”

“Loving the Alien”

“Time Will Crawl (MM Remix)”

“Hang On to Yourself (Live)”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!