Alice in Chains, Metallica e The Offspring
Fotos via Wikimedia Commons

O ano era 1994 e o Grunge aproveitava seus últimos anos de glória. Ao mesmo tempo, lá para os lados do Thrash Metal, o Metallica seguia na ativa e em alta — como está até hoje — e tentava cruzar seu caminho com um grande nome dos anos 90, o Alice in Chains.

Depois de fazer barulho com o clássico Black Album, de 1991, o grupo liderado por James Hetfield fazia uma grande última turnê antes de se reinventar em Load (1996). Entre as 51 datas nos Estados Unidos, o giro Shit Hits the Sheds Tour contou até com uma apresentação para 300 mil pessoas no Woodstock daquele ano, e os caras queriam fazer jus ao tamanho da turnê com seus convidados.

A primeira opção de abertura foi o Alice In Chains, parte do Big Four do Grunge, que não passava por um bom momento. Depois de estourar com seus dois primeiros discos, a banda se viu em uma posição delicada por conta do vício em drogas de seu vocalista, Layne Staley. Cada vez mais debilitado, o músico se afastou aos poucos da música e o grupo só voltaria a lançar algo novo em 1995, o seu homônimo.

Por esse motivo triste o grupo precisou recusar o convite para abrir a baita turnê do Metallica, que se viu a procura de outro ato. Os escolhidos? O grupo punk The Offspring, que tinha acabado de lançar o ótimo Smash e… também recusou. No caso da banda de Dexter Holland, o motivo foi bem diferente: eles não queriam deixar de tocar em casas de shows menores e pular direto para estádios. Justo, não?

No fim das contas, o Candlebox acabou levando a melhor.

Alice in Chains

Ainda naquela turnê, o guitarrista Jerry Cantrell apareceu no palco de um show em Oklahoma para dar uma palhinha em “For Whom the Bell Tolls”. Veja no vídeo acima!

No ano seguinte, sua banda voltaria à ativa para lançar seu disco homônimo, o último trabalho de estúdio com Layne Staley. Em 1996, o grupo gravou seu icônico Acústico MTV e, em 2002, aos 34 anos, o músico nos deixava vítima de uma overdose.

Hoje, a banda segue ativa com William DuVall nos vocais e lançou Rainier Fog em 2018.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!