The Weeknd, Kehlani, Lil Nas X
Fotos Stock via Shutterstock

Artistas como Lil Nas X, Kehlani e The Weeknd se manifestaram contra a #BlackoutTuesday, ação da indústria da música que aconteceu na última terça-feira, dia 2, em apoio às manifestações contra o racismo e a morte de George Floyd.

Enquanto a maioria dos artistas, inclusive nomes como Rihanna e Rolling Stones, abraçaram a ideia e postaram quadros pretos em suas redes sociais, eles criticaram a campanha e disseram que ela “desviou a atenção do verdadeiro racismo”.

Lil Nas X, dono do maior hit de todos os tempos da Billboard, a música “Old Town Road”, definiu a ação como “a pior ideia”, indo contra sua própria gravadora, a Columbia, que se associou ao movimento. Para ele, foi mais efetivo compartilhar informações e mensagens de ativistas pretos que podem contribuir mais com a causa.

Ele também criticou a forma como a imprensa vem cobrindo as manifestações nos Estados Unidos e pediu para eles não mostrarem apenas os tumultos e policiais cumprimentando pessoas, mas também atirando, espancando e machucando.

Eu realmente acho que este é o melhor momento para pressionar. O movimento nunca foi tão poderoso. Não precisamos desacelerar não publicando nada. Precisamos espalhar informações e ser mais barulhentos do que nunca.

Assim como Viola Davis, Lil Nas X também compartilhou em suas redes sociais o link para a petição online que pede justiça pelo menino João Pedro, de 14 anos, morto pela polícia dentro de sua casa em São Gonçalo, no Rio de Janeiro.

#BlackoutTuesday

Já a cantora Kehlani sugeriu que as gravadoras deixem de lançar qualquer álbum ou single por uma semana ou até mesmo por um mês, ou ainda que destinem todo seu lucro apenas para os artistas pretos.

The Weeknd incentivou outros artistas a apoiarem o movimento #BlackLivesMatter com doações significativas e criticou a indústria da música de uma forma geral. Num post no Instagram, com as marcas das empresas Universal Music, Sony Music, Warner Music, Spotify e Apple Music, ele escreveu:

Ninguém se beneficia mais da música negra do que as gravadoras e os serviços de streaming.

Ele finaliza sua publicação dizendo que significaria o mundo para ele e sua comunidade se todos os artistas se juntassem na campanha.

O #BlackoutTuesday foi uma ação em que gravadoras fecharam suas portas, rádios norte-americanas interromperam suas transmissões e músicos que aderiram à causa silenciaram-se na internet por um dia, tudo para apoiar a luta antirracista. Saiba mais aqui.

https://www.instagram.com/p/CA8U5uvBn82/

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!