Viola Davis no Oscar 2017
Foto de Viola Davis no Oscar via Shutterstock

A atriz Viola Davis compartilhou em suas redes sociais no último final de semana o link da petição que pede justiça por João Pedro, o garoto preto morto dentro de sua casa pela polícia de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, no dia 18 de maio.

No post, ela usou a hashtag #BlackLivesMatter, expressão que endossa o movimento negro no mundo inteiro. Na tradução, a frase significa “vidas pretas importam”.

O caso de João Pedro segue sem solução e a petição serve justamente para pressionar as autoridades a responsabilizarem os assassinos do menino de apenas 14 anos. Os três policiais que participaram da operação que tirou a vida de João Pedro foram afastados de suas atividades e seguem fazendo serviços administrativos dentro da instituição.

Viola Davis e o caso João Pedro

Os três policiais que estavam na cena do crime já mudaram as versões iniciais de seus depoimentos, dando indícios de que teriam mentido sobre o que aconteceu dentro da casa de João Pedro. As informações desencontradas são sobre quantos tiros de fato foram disparados no dia do crime e sobre quais armas foram usadas.

No primeiro momento, eles afirmaram ter dado juntos 23 tiros e agora mudaram o número para 64 tiros. Já sobre o armamento, inicialmente foi entregue à polícia um fuzil Parafal calibre 762, porém, como o resultado da perícia mostrou um projétil de outro modelo no corpo do garoto, uma nova arma foi apresentada por eles, desta vez um fuzil M16 calibre 556.

No momento em que este texto foi publicado, a petição online que pede justiça por João Pedro ultrapassava a marca de 1,3 milhão de assinaturas. Para assinar, clique aqui.

Esta não foi a primeira vez que Viola Davis se envolveu em situações que acontecem aqui no Brasil. Na final do Big Brother, da Globo, ela também postou nas redes sociais sua torcida pela médica Thelma, que acabou ganhando a edição.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!