Cinema japonês na pandemia de 2020
Foto Stock via Shutterstock

A exemplo de boa parte dos países asiáticos fortemente afetados pelo Coronavírus, o Japão tem a doença mais controlada nas últimas semanas e está gradualmente voltando à vida “normal”.

Segundo a Variety, as 34 regiões (ou “prefeituras”, como são chamadas) menos afetadas pelo surto tiveram o fim do estado de emergência, que incluía o isolamento social e fechamento do comércio, neste dia 11 de Maio. Portanto, grandes redes de cinema estão se preparando para voltar aos negócios.

Ainda de acordo com a publicação, as duas maiores — Toho Cinemas Aeon Cinemas — devem retornar ao funcionamento nos próximos dias. Aliás, a Toho já tem reabertura marcada para o dia 15, próxima sexta-feira; a rede Aeon está se planejando para a outra quarta-feira, 18 de Maio.

As 13 regiões mais afetadas, inclusive Tokyo e Osaka, devem ficar em estado de emergência pelo menos até o final do mês.

Cinemas no Japão e Coronavírus

Ainda não foram reveladas as programações, o que deve ser um “problema” já que grande parte das estreias cinematográficas foram adiadas ou jogadas para o streaming. Mesmo assim, o plano deve incluir vários gastos por parte das empresas.

Isso porque ambas as redes já anunciaram medidas para proteção dos consumidores, incluindo máscaras para todos os funcionários, disponibilidade de álcool em gel nas entradas, uso de telas plásticas para limitar interações e espaçamento entre os assentos, provavelmente diminuindo a capacidade de suas salas.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!