Tokyo Dome: conheça a casa de shows no Japão que “expulsa” fãs no fim da noite
Imagem: Divulgação

O conceito assusta: uma estrutura gigante, que recebe mais de 50 mil pessoas todas as noites, cujo teto é sustentado apenas pelo ar interno. Essa é a Tokyo Dome, principal casa de shows do Japão.

Conhecido como “O Grande Ovo”, o estádio foi construído em 1988 para ser a casa do time de beisebol Yomiuri Giants, e naquele mesmo ano Mick Jagger se tornou o primeiro artista internacional a fazer um show no local.

Os Rolling Stones, aliás, são a banda que mais se apresentou na história da Tokyo Dome com 28 shows, seguidos por Michael Jackson e Paul McCartney com 21 datas cada. Em 1992, o Guns N’ Roses escolheu o estádio para gravar o famoso DVD Use Your Illusion Tour.

Mesmo com toda essa tradição, muitos fãs se surpreendem com as “peculiaridades” do local até hoje. Recentemente, um vídeo no TikTok viralizou ao mostrar a turbulenta (literalmente) saída do público no fim dos shows.

Como o ar dentro do estádio é pressurizado para sustentar o teto, os fãs são praticamente arremessados para fora pelo forte vento – mas há avisos e funcionários para ajudar. Veja esse momento curioso no player abaixo e continue lendo a matéria para entender como tudo isso funciona!

Continua após o vídeo

@kaaatastrophe

We were thinking it was just cold outside and the winds were strong (while we didn’t have thick jackets on)… apparently it was more of strong pressure and being pushed out from the dome! 🤩 #fyp #fypph #tiktokph #tstheerastour #erastour #erastourtokyo #tokyoerastour #taylorswift #taylorswifterastour #tokyodome

♬ ootw x lwymmd – wonderstruck

Brian May (Queen) explica estrutura da Tokyo Dome

Quem explicou melhor como funciona a estrutura da Tokyo Dome foi um gigante do Rock que também entende tudo de ciência: Brian May, guitarrista do Queen e PhD em astrofísica pela Imperial College de Londres.

Em um vídeo publicado no Instagram nesta quarta-feira (14), May mostrou a passagem de som antes de dois shows que sua banda faria ao lado de Adam Lambert no local.

Na legenda, o guitarrista comparou a sensação de estar dentro do estádio com um mergulho a quatro metros de profundidade:

Então é ASSIM que a famosa Tokyo Dome se parece por dentro. É um lugar estupendo. Esse teto não é sólido, ele é sustentado puramente pela pressão do ar como um balão. Então, se você está dentro dela, você está literalmente sob pressão. Cerca de meia atmosfera a mais, eu acho. É como mergulhar cerca de 4,5 metros debaixo d’água. Mas você não percebe, é uma sensação boa – quase como estar ao ar livre em um dia quente.

Que loucura! Veja o vídeo de Brian May mostrando curiosidades da Tokyo Dome no fim desta matéria.

LEIA TAMBÉM: Brian May (Queen) coloca diploma de astrofísico pra jogo e ajuda NASA em missão importante

Fãs de Taylor Swift viveram polêmica na Tokyo Dome

A Tokyo Dome também se tornou notícia recentemente por outro motivo, e é claro que ele envolve Taylor Swift. Depois de uma sequência de quatro shows no local, fãs japoneses da cantora reclamaram do comportamento das pessoas que viajaram de outros países.

Uma reportagem do The New York Times mostrou a irritação do povo local, que costuma assistir a shows e partidas esportivas sentado, com estrangeiros que se levantaram, trocaram de lugar e ergueram os celulares a todo momento para filmar a apresentação.

Vale lembrar que Taylor usou o seu jatinho para cruzar o mundo e fazer uma “viagem no tempo” logo após um show na Tokyo Dome. Tudo para conseguir assistir ao namorado, o atleta Travis Kelce, se sagrar campeão do Super Bowl nos Estados Unidos.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Brian Harold May (@brianmayforreal)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!