Little Richard, David Bowie, Freddie Mercury, Lemmy Kilmister
Fotos: Shutterstock, Divulgação, YouTube, Divulgação

Hoje ficamos todos tristes com a notícia de que Little Richard, um dos inventores do Rock And Roll, morreu aos 87 anos de idade.

A influência do músico norte-americano começou em 1956 quando ele estourou com o clássico “Tutti Frutti”, regravado por nomes que vão de The Beatles até Elvis Presley.

Pois logo de cara já podemos entender o peso de sua influência, dados nomes tão grandes, mas a coisa não parou por aí, e mais pra frente diversos outros músicos citaram Richard como fonte de inspiração publicamente.

Sendo assim, montamos a lista abaixo para celebrar a obra de um dos mais influentes artistas de todos os tempos, responsável pelo surgimento e explosão de tantos outros.

Divirta-se!

David Bowie

Em uma entrevista de 1991, o mestre David Bowie disse que “sem Little Richard, eu acho que eu e metade dos meus contemporâneos não estaríamos fazendo música. E é inacreditável que ele nunca tenha ganhado um Grammy.”

Richard só foi homenageado pelo Grammy com um prêmio de “Conjunto da Obra” em sua carreira.

 

Paul McCartney

https://www.youtube.com/watch?v=A03wFurTYn8

Little Richard não foi apenas uma influência “à distância” para os Beatles como teve um efeito pessoal e bem próximo, principalmente para Paul McCartney.

Em 1962, o empresário da banda, Brian Epstein, conseguiu fazer com que ela abrisse shows de Little Richard na Europa e nessa época o cara deu conselhos sobre como o quarteto deveria tocar no palco e, principalmente, ajudou McCartney a encontrar sua forma distinta de cantar.

Diz a lenda que “Long Tall Sally” foi a primeira música que Paul tocou em público.

 

Bob Dylan

Outro nome lendário influenciado por Little Richard foi Bob Dylan, que tocava canções do cara ao piano no colégio com a sua banda, The Golden Chords.

A história conta que em um dos seus anuários, o jovem Bob Dylan teria escrito ao lado de “Ambição” a frase “Se juntar a Little Richard”.

 

Jimi Hendrix

Há influências bastante claras na aparência e na sonoridade do incrível guitarrista Jimi Hendrix a partir de Little Richard.

Há, também, uma declaração de 1966 onde ele teria dito que “gostaria de fazer com a guitarra o que Little Richard faz com a voz.”

 

Elton John

Nos Anos 60, uma banda britânica chamada Bluesology abriu shows de Little Richard e um dos seus integrantes, Reginald Dwightb, se inspirou a ser “um grande pianista do Rock And Roll”.

Seu nome artístico passaria a ser, então, Elton John, e em 1993 ele gravaria uma parceria com o ídolo chamada “The Power” no disco Duets.

 

Freddie Mercury

Outro jovem músico que ouvia muito os sons de Little Richard antes de mudar de nome era Farrokh Bulsara.

Quando adolescente, ele chegou a fazer covers de clássicos do cara com sua banda, e quando adulto, encantou plateias em todo o planeta com o nome artístico de Freddie Mercury e sua banda, o Queen.

 

Lou Reed

O influente músico do Velvet Underground e prolífica carreira solo nunca escondeu seu apreço por Richard e chegou a declarar:

Eu não sei por que, e nem me importo com isso, mas eu sempre quis ir na direção daquele som, seja lá o que ele fosse, e ganhar a minha vida com ele.

 

Patti Smith

Quem também deu declarações fortes a respeito do seu amor pela arte do artista que perdemos hoje foi a lendária Patti Smith, que falou:

Para mim, Little Richard era uma pessoa que conseguia concentrar uma certa energia física, anarquista e espiritual em uma forma que chamamos de rock ‘n’ roll. Eu entendi aquilo como algo que tinha a ver com o meu futuro. Quando eu era uma garotinha, o Papai Noel não me empolgou. O Coelhinho da Páscoa não me empolgou. Deus me empolgou. Little Richard me empolgou.

AC/DC

Uma das maiores bandas de Rock And Roll de todos os tempos, os australianos do AC/DC viam Richard como um dos mais importantes nomes para a sua sonoridade.

O saudoso vocalista Bon Scott revelou que gostaria de cantar como ele, o lendário guitarrista Angus Young pegou o instrumento após ouvir suas canções e o também saudoso Malcolm Young teria desenvolvido a sua sonoridade de guitarra ao tentar replicar o piano de Richard.

 

Lemmy Kilmister

O icônico e saudoso líder do sensacional Motörhead nunca escondeu todo seu amor pelo “Arquiteto do Rock And Roll” e durante uma premiação da revista Revolver, a “Golden God”, disse que seu “Deus Dourado” seria, sem dúvidas, Little Richard: “ele é o melhor de todos os tempos”.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!