Serj Tankian
Foto via Wikimedia Commons

Serj Tankian fez sucesso depois de já estar há algum tempo nos Estados Unidos, onde formou o System of a Down. No entanto, um dos grandes laços que une os integrantes da banda é a origem armênia de todos.

Ainda que tenha nascido no Líbano e se mudado para os EUA com apenas sete anos de idade, Serj é neto de sobreviventes do terrível Genocídio Armênio. Vitimando mais de 1,5 milhão de nativos, através de assassinato ou expulsão em massa, o acontecimento é sempre lembrado e homenageado pelos sobreviventes.

Dessa vez, o vocalista do SOAD participou de uma iniciativa do governo para relembrar a data (como já fez com a banda em músicas como “P.L.U.C.K.” e “Holy Mountains”) e presenteou o povo armênio com uma belíssima canção em seu idioma original. A letra foi escrita pelo atual Primeiro Ministro da Armênia, Nikol Pashinyan, mas o próprio Serj explica (via Kerrang!):

Durante esses tempos desafiadores de pandemia e isolamento, queríamos dar às pessoas da Armênia um presente de esperança que eles próprios possam compartilhar com o mundo. O objetivo era escrever uma música que representasse uma celebração vitoriosa do espírito armênio, cobrindo o passado, presente e futuro de nossa nação.

A instrumentação é belíssima e assinada por Kamo Seyranyan. 100% dos lucros obtidos com “Hayastane”, como se chama a nova faixa (“Armênia”, na língua local), será revertido para uma caridade. Você pode conferir o clipe oficial logo abaixo.

Serj Tankian e a Armênia

Recentemente, o cantor ainda cedeu sua voz para outra faixa que envolve a Armênia. Trata-se de “Introvert (Call Me Crazy)”, do rapper Misho, que ainda teve participação de Sebu Simonian (Capital Cities). Confira por aqui.

Já o System of a Down continua na novela do novo disco que, muito provavelmente, não vai sair. Recentemente, os membros da banda têm dado suas opiniões sobre o coronavírus e… a coisa está complicada.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!