Hayley Williams e ionnalee

Hayley Williams tem divulgado diversos materiais para mostrar o seu primeiro projeto solo ao mundo com Petals For Armor.

Desde que anunciou o trabalho, a vocalista do Paramore revelou que um disco com esse nome tem data de lançamento marcada para 08 de Maio e ainda pegou todo mundo de surpresa quando lançou o EP Petals For Armor I, antecipando o álbum com cinco faixas.

Pois agora que parte do trabalho já está no mundo com vários vídeos de divulgação, fãs da cantora sueca Jonna Emily Lee, conhecida pelo nome artístico ionnalee, estão acusando Hayley de plágio.

Suposto Plágio

Para comprovar suas teorias, seguidores de Jonna compartilharam diversos vídeos e fotos que aparecem lado a lado no Twitter mostrando cenas parecidas dos materiais de Petals For Armor e, principalmente o projeto audiovisual iamamiwhoami, parceria da artista europeia com o produtor Claes Björklund.

Nas comparações é possível perceber que realmente muitas passagens são bastante parecidas e que há motivos para pelo menos trazer o assunto à tona.

Declarações de ionnalee e Hayley Williams

Em sua conta oficial no Twitter, Lee publicou uma mensagem que tem toda cara de indireta, dizendo:

plágio nunca é elogio. use o seu próprio cérebro e corpo.

Por lá, inclusive, fãs de Hayley estão fazendo inúmeros comentários tentando diminuir a importância de ionnalee, perguntando coisas como “quem ela é” ou “quem a conhece”.

Zola Jesus, por outro lado, respondeu que “esse é o peso de ser uma verdadeira visionária, minha rainha”.

Hayley Williams se manifestou sobre o assunto em um vídeo, dizendo:

Uma artista me acusou de plagiar o seu trabalho. Eu fiquei chocada com essa acusação e ainda mais porque eu não sabia quem era essa artista, e não digo isso para diminuir ninguém, e agora que eu sei quem eles são, eles me parecem brilhantes mas, sabe, isso acontece muito em espaços criativos, somos todos humanos nos alimentando de emoções humanas e as dirigindo aos nossos trabalhos criativos.

Eu vi isso acontecer várias vezes com o Paramore, nós vimos outras pessoas criando coisas que parecem similares com coisas que nós criamos na banda. Acontece. E eu acho, eu realmente acho, acontece, e eu sinto muito pelos fãs, eu acho que isso coloca vocês em uma posição esquisita, quando vocês precisam ficar defendendo artistas que amam, sabe um contra o outro.

Eu odeio isso e eu odeio que algo que é tão pessoal para mim passa a mensagem de que não é autêntico para outro artista ou outra pessoa.

O que eu posso dizer é que eu tenho sido clara com muito entusiasmo a respeito de todas as influências e inspirações por trás de tudo desde o material do Petals For Armor desde os visuais até a sua sonoridade, sabe.

Eu falo sobre elas porque tenho muito orgulho das minhas influências e eu posso dizer com 100% de confiança que eu não conhecia essa artista até hoje e ela definitivamente não foi uma das minhas inspirações ou influência para esse projeto ou qualquer outra coisa que já fiz musicalmente na minha carreira.

E novamente, eu não estou dizendo isso para diminuir ninguém, sabe, esse não é um momento tipo a Mariah Carey dizendo ‘eu não conheço ela’ [fazendo referência a uma passagem da cantora pop quando ela disse não conhecer Jennifer Lopez] isso é só eu mesma tentando ser honesta e transparente com vocês porque eu vi os tweets, sabe, eu não sou cega, eu presto atenção.

Enfim, é tudo que eu tenho para dizer a respeito. Eu espero que as pessoas aceitem isso. Eu não roubo o trabalho de outros artistas, eu valorizo demais o trabalho de outros artistas e eu odeio que isso tenha acontecido.

Obrigado por ouvir. Eu vou embora. Eu vou embora.

Você pode comparar os materiais logo abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=RY9xpGg89OE

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!