Música

Estivemos na SIM SP, evento obrigatório no calendário do amante da música

Semana Internacional de Música de São Paulo reuniu bandas, músicos, produtores, agências, festivais e muito mais profissionais no Centro Cultural São Paulo.

Estivemos na SIM SP, evento obrigatório no calendário do amante da música Estivemos na SIM SP, evento obrigatório no calendário do amante da música Estivemos na SIM SP, evento obrigatório no calendário do amante da música Estivemos na SIM SP, evento obrigatório no calendário do amante da música
SIM SP 2016

Aconteceu entre o dia 07 e 11 de Dezembro a edição de 2016 da SIM SP, a Semana Internacional de Música de São Paulo.

O evento chegou à quarta edição e consolidou-se como um dos mais importantes no calendário brasileiro, latino-americano e mundial quando o assunto é música, e estivemos por lá para ver de perto como a SIM conecta as mais diversas e essenciais partes que respiram e trabalham com música.

O TMDQA! fez a cobertura da SIM pelo Instagram Histórias, e agora conta por aqui sobre o que aconteceu por lá.

Siga a gente no Instagram (@tmdqa) pra ficar por dentro de todas as nossas coberturas!

https://www.instagram.com/p/BNu3aZRBL_S/?taken-by=tmdqa

Palestras, Workshops e Encontros

Boa parte da programação da SIM SP foi preenchida por encontros com profissionais de diferentes áreas da música, com tudo acontecendo no espetacular e inspirador Centro Cultural São Paulo.

Através de palestras e workshops foram debatidos temas como Crítica Musical, Curadoria de Conteúdo, Oportunidades de Carreira, iniciativas de Crowdfunding, novos eventos em 2017 e muito mais: não é exagero dizer que das 11 da manhã até o início da noite você tinha alguma palestra para assistir por lá.

Para quem se inscreveu na SIM e tinha uma Pro-Badge, bastava chegar 5 minutos antes do horário de cada uma delas e assistir aos debates sempre com um moderador da área e conteúdo de sobra através de cada uma das declarações das pessoas envolvidas. Se você chegasse atrasado, o risco era de pegar as salas cheias pois a procura era grande.

https://www.instagram.com/p/BNzrVUUB1Ld/?taken-by=tmdqa

Outra parte fundamental da SIM SP também são os encontros, ou meet-ups. Através deles é possível conversar cara a cara com gente da área, e você pode desde apresentar o seu projeto a um investidor até mostrar sua banda para diversos veículos de imprensa.

Foi isso que aconteceu, inclusive, com o Tenho Mais Discos Que Amigos!, que participou de um dos encontros e durante uma hora e meia sentou-se para receber material de bandas, artistas e agências, além de conversar com todos eles.

Outra parte importante acontecia logo ao lado, quando a SIM deu chance para que quatro novos projetos de festivais fossem apresentados ao público e um deles é o festival do TMDQA! que irá acontecer no primeiro semestre de 2017 em Brasília, em parceria com a produtora Rockin’ Hood.

https://www.instagram.com/p/BNw87OhhnYX/?taken-by=tmdqa

Showcases

Estar no CCSP para a SIM é ficar em dúvida sobre qual palestra assistir, e isso fica ainda mais “difícil” por conta dos showcases diurnos.

Na democrática Sala Adoniran Barbosa, as apresentações gratuitas podiam ser vistas dos mais diversos ângulos e levaram bandas e artistas nacionais e internacionais a mostrarem seus talentos durante apresentações de 20 minutos para o público e o mercado.

https://www.instagram.com/p/BN2m9P8B5ym/

Ficamos impressionados com as apresentações de nomes como Ventre, Allie X, Deb And The Mentals, Tássia Reis, Jéf, Quartabê e mais, e o formato agradou bastante. Em 20 minutos os artistas davam o máximo de si e durante o dia inteiro as pessoas ali presentes, fazendo parte da SIM ou não, tinham a oportunidade de conhecer novos nomes.

https://www.instagram.com/p/BN2e4cxBZyh/?taken-by=tmdqa

Programação Noturna

https://www.instagram.com/p/BNvdHp-BOOQ/?taken-by=tmdqa

Ao final do dia, se você imagina que era hora de ir pro hotel descansar, está enganado.

A SIM tomou conta de várias casas de show em São Paulo e promoveu apresentações que agradavam o público do rock ao pop e, mais uma vez, tornavam as decisões sobre qual show assistir bastante difíceis.

Participaram da programação noturna da sim locais como o Centro Cultural Rio Verde, PanAm Club, Stage, Cine Jóia, Z Carniceria, Jongo Reverendo e jazznosfundos.

Por lá, tivemos a oportunidade de ver shows, agora sim na íntegra, de nomes como The Baggios, Boogarins, Medulla, Far From Alaska, Ego Kill Talent, Wannabe Jalva, Cartolas, Catavento, Dingo Bells, SILVA, Scalene, Selvagens À Procura de Lei, El Efecto, Francisco El Hombre e muito mais.

Só por esses nomes dá pra perceber que a programação noturna da SIM rolava a todo vapor em escolhas acertadas de quem colocar para divertir os visitantes em grandes apresentações. A diversão estava garantida.

https://www.instagram.com/p/BN3Ju82hRjS/?taken-by=tmdqa

Centro Cultural São Paulo

Centro Cultural São PauloO local onde a SIM SP aconteceu em 2016 transpira cultura, e passar o dia no CCSP é uma experiência incrível para os fãs de boa música.

Com salas de diferentes capacidades para comportar as palestras, o local também contou com o palco da Sala Adoniran Barbosa, lanchonete, alguns food trucks e jovens que se espalhavam por todo lugar, curiosos com o que estava acontecendo e passando o dia por lá também, aprendendo passos de dança, conversando e lidando com arte.

Já que conta com uma sala de exibição de filmes, o CCSP também mostrou, como parte da programação da SIM SP, documentários de música como Supersonic, lançado recentemente sobre a carreira do Oasis.

 

Pro Area

Pro Area na SIM SP 2016Na Pro Area, destinado aos inscritos e profissionais participantes da SIM SP era possível encontrar ações de nomes como Spotify e SLAP, além de se encontrar e conversar com quem você encontrasse por lá para fazer o famoso networking.

Estar ali, pertinho dos showcases, significava ter a oportunidade de ter novos contatos, novos negócios e novas amizades a qualquer momento.

 

SIM SP

Definitivamente a SIM SP tornou-se um dos grandes eventos de música do país, e para quem trabalha com isso, estar lá é imprescindível.

Chegamos a ouvir em uma das palestras que, para o artista brasileiro, antes de sair por aí sonhando com eventos no exterior como SXSW e WOMAX, vale a pensa passar a semana na capital paulista para trabalhar o mercado interno, e realmente a SIM tornou-se uma vitrine para isso.

Em 2017 não deixe de conhecer a programação com antecedência e fazer a sua inscrição, seja você artista, banda, empresário, agência ou qualquer outro player envolvido no mercado da música. Vale a pena ficar ligado no site oficial da SIM SP.

https://www.instagram.com/p/BN194PTht5W/?taken-by=tmdqa