discos de vinil

discos de vinil

Caso você não tenha reparado, 2013 mudou muito o jeito como eu, você e todo mundo ouvimos música. Mesmo.

Uma reportagem da NME revelou que, durante o ano passado, o público consumidor de música em todo o mundo está cada vez mais migrando para plataformas que oferecem  streaming de conteúdo, como o Deezer. Os números não brincam: mais de 7,4 bilhões de músicas foram distribuídas via streaming no Reino Unido durante 2013, o dobro do total consumido em 2012.

O aumento elevou a receita de música acima de £ 1 bilhão, com assinaturas de streaming alcançando o recorde de £ 103 milhões por ano, o que é igual a 10% dos lucros de todas as gravadoras, ante os 34% em relação aos £ 77 milhões de 2012.  Esse total seria muito maior se fossem considerados os lucros gerados com publicidade em portais de streaming de vídeo, como o Youtube. A matéria também revelou que o Arctic Monkeys foi uma das bandas mais assistidas no ano passado.

Entre os destaques do texto, também está o fato de novamente a venda de CDs ter diminuído em relação ao ano anterior. Apesar de ter perdido quase 13% do total de vendas se comparado a 2012, o formato CD ainda representa dois terços de todos os álbuns vendidos no Reino Unido.

Quem também ganha presença na pesquisa é o nosso amigo vinil. Agora ele representa 0,8% de todos os álbuns vendidos ao longo do ano, um aumento de 101% se compararmos aos número de 2012. Essa é a maior marca alcançada pelas vendas de vinil no Reino Unido, época em que os britânicos compraram 817 mil LPs.

Depois de toda essa matemática, é só torcer para que o formato preferido da maioria prevaleça e que todo mundo possa continuar compartilhando e consumindo seu amor por música, cada um do seu jeito favorito.

 

 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!