Se existe algo legal de se fazer nesse mundão que habitamos é viajar.

Conhecer outras pessoas, culturas, línguas e características de alguns dos quase 200 países que existem em nosso planeta ou até mesmo de locais em nosso Brasil é algo que todos deveriam fazer com frequência e nós aqui do TMDQA! apoiamos bastante.

Não apenas apoiamos como também criamos essa lista de 14 músicas que têm locais diversos logo em seu título, para que você viaje pelas cidades, estados e países ao som da música, descubra diversas curiosidades a respeito dos locais e dos artistas e ainda dê uma boa fuçada na área utilizando o Google Maps.

Divirta-se e viaje com a gente!

The Clash

London Calling

Londres é grandiosa.

A cidade, capital da Inglaterra e do Reino Unido, é a maior cidade não apenas de lá, mas também da União Europeia, e um dos locais mais conhecidos e influentes do mundo.

Atraindo cerca de 15 milhões de turistas internacionais por ano, a cidade tem diversos pontos turísticos distintos, como a roda gigante London Eye, o museu Britânico, o Museu de História Natural e o museu de cera Madame Tussauds.

Além disso, a própria cidade é um grande atrativo, com sua arquitetura, o estilo de seus automóveis, bairros distintos e cultura que se reflete em diversas casas de shows e clubes de música diferente ao longo de sua área.

Londres tem o maior espaço aéreo do mundo e o aeroporto de Heathrow é aquele que mais atende tráfego internacional em todo o planeta.

Para a música, a contribuição de Londres é impossível de ser medida, já que a cidade foi importantíssima para o punk, com bandas como Sex Pistols e o Clash, e ao longo do tempo diversas outras bandas e artistas como Bush, Blur, The Libertines, Mumford & Sons, Coldplay, Amy Winehouse e Adele surgiram de lá.


Ver mapa maior

Raimundos

Puteiro em João Pessoa

João Pessoa é a capital do estado da Paraíba, no Brasil, e conta com uma população de quase 750 mil habitantes.

A cidade é conhecida por suas praias e ganha o apelido de “porta do Sol”, devido ao fato de contar com a Ponta do Seixas, o ponto mais oriental da América continental, onde o Sol “nasce primeiro”.

No período em que o Nordeste brasileiro contou com colonização dos holandeses, João Pessoa era a segunda maior cidade da chamada Nova Holanda, e tinha o nome de Frederikstad.

Além de reconhecida internacionalmente como um dos melhores lugares do mundo para se aproveitar a aposentadoria, também foi lá que um certo alguém descobriu que a vida é boa, já que teve a sua primeira vez.


Ver mapa maior

Caetano Veloso

Sampa

“Sampa” é um dos tantos apelidos de São Paulo, a maior cidade do Brasil, de todo o hemisfério Sul do planeta e centro financeiro do nosso país.

A cidade, capital do estado de São Paulo, conta com mais de 11 milhões de habitantes e tem seu início ligado à fundação de um colégio jesuíta em 25 de Janeiro, o mesmo dia em que a Igreja Católica celebra a conversão do apóstolo Paulo de Tarso, o São Paulo.

Com dimensões enormes em tudo que a cerca, São Paulo conta com o segundo maior terminal rodoviário do mundo, o do Tietê, o aeroporto de Congonhas, o segundo mais movimentado do Brasil, e três dos maiores times de futebol do país, Corinthians, São Paulo e Palmeiras.


Ver mapa maior

Adriana Calcanhoto

Porto Alegre (Nos Braços de Calipso)

https://www.youtube.com/watch?v=zkjAYh3zobI

Porto Alegre é a capital do estado brasileiro do Rio Grande Do Sul, aquele que fica mais ao Sul em nosso país e faz fronteira com Uruguai, Argentina e o estado de Santa Catarina.

A cidade conta com cerca de um milhão e meio de habitantes e tem sua origem ligada ao envio de casais açorianos por Portugal, para garantir o domínio da área, já que o Rio Grande do Sul chegou a pertencer à Espanha.

Marcada como capital de um estado que chegou a lutar pela separação do Brasil, Porto Alegre conta com uma cultura bastante própria e uma cena musical que vive de forma efervescente localmente.

A geografia da cidade é marcada principalmente pelo rio Guaíba, que na verdade é um lago, alimentado pelos rios Jacuí, Sinos, Caí e Gravataí. Além dele, parques também dão o tom do lazer dos porto alegrenses, como o Farroupilha (Redenção), Moinhos de Vento (Parcão) e Parque Marinha do Brasil.


Ver mapa maior

Cage The Elephant

Aberdeen

Aberdeen é o nome de uma cacetada de lugares ao redor do planeta.

Talvez o mais famoso deles para o rock seja a cidade no estado de Washington, nos Estados Unidos, onde nasceu Kurt Cobain, líder do Nirvana e um dos nomes mais importantes para a história do estilo.

A cidade conta com cerca de 17 mil habitantes, fica a mais ou menos duas horas de Seattle e tem seu nome tirado de outra Aberdeen, essa a terceira maior cidade da Escócia com 220 mil habitantes. A homenagem veio porque, assim como a cidade europeia, a cidade americana também é banhada por dois rios.

Como não poderia deixar de ser, a primeira associação com a música do Cage The Elephant vem em relação à cidade de Cobain, mas tem gente que diz que ela foi feita para o time de futebol da cidade escocesa.


Ver mapa maior

Weezer

Beverly Hills

Beverly Hills é uma cidade do estado da Califórnia, cercada pela cidade de Los Angeles e muitas vezes confundida como um bairro da cidade.

Com uma característica bastante peculiar, o local serve como lar para milhares de celebridades que compram suas mansões milionárias por lá, e vivem em um local de fácil acesso para estúdios de gravacão, eventos de lançamento, e tantas outras coisas que cercam o show business.

Com 34 mil habitantes, a cidade é conhecida por seu paisagismo e chega a contar com mais árvores do que habitantes em todo o território, além de hidrantes prateados.

Andando por lá é comum ver atores, atrizes, diretores e músicos caminhando, pedalando ou fazendo gestos obscenos para fotógrafos.


Ver mapa maior

Run D.M.C.

Christmas In Hollis

Hollis é um bairro de classe média dentro do borough de Queens, em Nova York (a cidade é dividida em cinco deles, sendo os outros quatro Manhattan, Bronx, Brooklyn e Staten Island).

O local é formado de forma predominante por uma população negra e além do próprio Run D.M.C., outros grupos de hip hop e rappers de sucesso vieram de lá, como LL Cool J e Ja Rule.


Ver mapa maior

Less Than Jake

Gainesville Rock City

Gainesville é uma das maiores e mais importantes cidades do ensolarado estado da Flórida, nos Estados Unidos.

Com 125 mil habitantes o local recebeu a homenagem de “rock city” pelo Less Than Jake, banda local, e não foi à toa já que é berço de nomes como Tom Petty, Against Me! e Hot Water Music, além da gravadora independente No Idea, que organiza um dos maiores festivais de música underground do mundo, chamado The Fest.


Ver mapa maior

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!