Marisa Monte canta e encanta em Londres

Resenha e fotos: Marisa Monte em Londres (14/04/13)

Resenha por Stella Bruk
Fotos por Thanira Rates

Dando início para a turnê europeia de “Verdade, Uma Ilusão”, Marisa Monte trouxe a Londres no último domingo, 14 de Abril, o mesmo show que tem percorrido o Brasil desde Junho de 2012.

A apresentação ocorreu no Hammersmith Apollo. Com casa cheia, Marisa agradou e encantou os 5000 fãs presentes com a doçura de sua voz e carinho extremo com o público.

Mesmo sabendo que a grande maioria presente era composta por brasileiros, ela preferiu dirigir-se ao público em inglês, seja introduzindo os nove músicos que compunham a banda, explicando alguma música ou agradecendo os aplausos entusiasmados a cada performance.

O show tem uma grande estrutura, cenários que passam por um simples véu que vai descobrindo a cada música, espelhos que giram, jogo de luzes e telões em que são projetadas em alta definição, obras de 16 artistas brasileiros contemporâneos criando uma ilusão de ótica. O figurino deslumbrante assinado por Rita Murtinho, por vezes também fazia parte do cenário, recebendo luzes e interagindo com o que havia em volta.

Resenha e fotos: Marisa Monte em Londres (14/04/13)

A cada final de música o público não se continha em gritar “linda”, “Diva”, “maravilhosa” e muitos “eu te amo” que Marisa retribuia com um sorriso tímido e olhar agradecido.

Antigos sucessos como “Beija Eu”, “Bem Que Se Quis”, Eu Sei”, Diariamente ou a novíssima “Verdade, Uma Ilusão, foram acompanhadas por palmas e coral dos fãs. Marisa cantou em italiano, com direito a projeção da letra no cenário de “Sono Come Tu Mi Vuoi”, explicou que resolveu introduzir esta música no show em agradecimento a cantora italiana Mina Mazzini por ter gravado sua faixa “Ainda Bem, que faz parte do novo trabalho de Marisa.   

A música de Marisa Monte não tem fronteiras: sua voz doce encanta até mesmo quem não entende português. E não foram somente os ingleses que ela encantou. No final do show alguns fãs ficaram esperando na porta do teatro na esperança de um autógrafo ou uma foto.

Um desses fãs era Krzysztof, que veio da Polônia especialmente para ver Marisa ao vivo. Krzys sabia cantar todas as músicas num bom e afinado português, embora não falasse nada além de polonês, o que fez com que trouxesse sua filha Agnieszka como sua intérprete. Ela disse que conheceram o trabalho de Marisa Monte através de um amigo brasileiro, e desde que conheceu a música de Marisa, Krzys ouve em todos os lugares, em casa, no carro e está contagiando a filha.

Resenha e fotos: Marisa Monte em Londres (14/04/13)

Uma outra fã de Marisa que ficou esperando no final do show foi Nicolle, uma alemã, que mora na Bolívia e fala um português perfeito. Assim que soube do show de Marisa, alterou seu roteiro de férias na Inglaterra para estar presente no show e tentar um autógrafo no final.

Mas a fã que mais comoveu o grupo foi a jovem Natália, que ficou sabendo do show apenas três dias antes, pediu cartão de crédito emprestado para comprar o ingresso, chegou cedo no teatro, chorou e cantou o show inteiro. A cada momento que o portão do teatro abria para a saída de um carro ela tremia e seu coração disparava.

Cerca de 1h30 de espera, o carro que transportava Marisa saiu, ela fez questão de parar, abrir o vidro e atender os cerca de quinze fãs que a aguardavam. Tirou fotos, assinou encartes, ingressos, agradeceu a todos com carinho e pediu a Natália que não chorasse senão ela choraria também. O carro se afastou e Marisa continuou acenando aos fãs com a janela aberta dizendo “Eu também amo vocês!”

Resenha e fotos: Marisa Monte em Londres (14/04/13)

Galeria:

[nggallery id=36]

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!