Bob Dylan
Ouça playlist com clássicos do Rock!  

Bob Dylan

Bob Dylan lançou uma caixa chamada The 50th Anniversary Collection ao final do ano passado e o fez com apenas 100 cópias no mundo todo.

O motivo não é deixar colecionadores loucos ou incentivar o inevitável alto preço das ditas cujas em sites de leilão, mas sim garantir os direitos em sua própria obra.

Explicando: Pelas leis europeias, as 86 raridades presentes no álbum perderiam seus direitos autorais no ano passado, fazendo com que qualquer pessoa pudesse vender o álbum sem pagar direitos a Dylan.

Segundo um funcionário da Sony, a lei na Europa diz que tudo gravado antes de 1963 (as músicas de Dylan são de 1962) só permanece como direito do autor se for comercializado em 50 anos. Ou seja, a caixa de Dylan, nunca lançada, deveria ser comercializada até 2012 para que os direitos não fossem perdidos.

Sendo assim, foi isso que a gravadora fez. Já que não tem o interesse, pelo menos por enquanto, de lançar a caixa em um grande formato para o mundo todo, prensou apenas 100 cópias para que elas entrassem no mercado de uma forma ou de outra e os direitos fossem mantidos.

O último disco de estúdio de Bob Dylan é Tempest, de 2012.