Jimi Hendrix
Foto: Wikimedia Commons

4 de Janeiro era um dia marcante para Jimi Hendrix.

Em dois anos consecutivos, no mesmo dia, o lendário guitarrista se viu envolvido em polêmicas. Primeiro isso ocorreu em 1968, quando Hendrix acabou preso após destruir seu quarto de hotel durante uma passagem pela Suécia — ele chegou inclusive a passar a noite na cadeia.

Não há muitos detalhes sobre esse acontecimento, mas acredita-se que ele tenha tido uma briga com o baixista Noel Redding e isso teria ocasionado a destruição no estabelecimento.

Em 1969, no entanto, a história tomou proporções maiores…

Jimi Hendrix banido da TV britânica

Grande nome da música naquele momento, Jimi foi convidado para tocar no programa da cantora Lulu, do hit “To Sir with Love”, o Happening for Lulu, que era exibido na BBC, maior canal de TV do Reino Unido.

Tudo começou bem com uma performance de “Voodoo Child (Slight Return)”, mas a segunda parte da apresentação deveria ter sido com “Hey Joe” e não foi bem assim que aconteceu.

Na metade de “Hey Joe”, antes de uma participação programada da apresentadora, Hendrix interrompeu o que estava tocando e falou que gostaria de “parar de tocar esse lixo e dedicar uma música ao Cream, independentemente de qual tipo de grupo eles estejam”.

Depois de citar nominalmente Eric ClaptonGinger Baker Jack Bruce como os homenageados da noite, o guitarrista puxou uma versão de “Sunshine of Your Love” e obrigou os produtores do programa a cortarem a transmissão ao vivo. A confusão fez com que Hendrix e sua banda fossem banidos da BBC.

Por outro lado, a subversão inspirou Elvis Costello a fazer algo bem parecido durante sua participação no Saturday Night Live oito anos depois. Costello chegou a creditar Hendrix pela ideia.

Eventualmente, Noel Redding explicou que a decisão de “boicotar” o programa não foi algo muito pensado — segundo ele, o grupo havia fumado haxixe antes de entrar no palco e, por isso, simplesmente não estava se preocupando muito com a possível repercussão dessa escolha.

As gravações dessa ocasião não estão disponíveis no YouTube por questões de direitos autorais mas, pelo menos quando essa matéria foi escrita, é possível assistir à performance pelo Vimeo logo abaixo ou clicando aqui. É perto da marca de 7 minutos que Jimi começa o improviso!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!