Resenha - James Blunt no Rio de Janeiro (20.01.12)

Resenha - James Blunt no Rio de Janeiro (20.01.12)

Texto por: Gabriel Von Borell
Fotos por: Eduardo Muehlbauer

 

Em sua primeira apresentação solo no Rio de Janeiro, James Blunt embalou, e agradou, o público carioca com suas belas e suaves canções nessa última sexta-feira (20) no Citibank Hall.

A única experiência que o cantor britânico de 37 anos já havia tido na Cidade Maravilhosa foi quando abriu o show de Sir Elton John, na Praça da Apoteose, há três anos. E se daquela vez, com um set mais curto, a impressão já tinha sido boa, dessa, com repertório completo, os cariocas prestaram reverências a James Blunt.

Muito disposto no palco e com a voz no ponto certo, o cantor concentrou o show em seu último álbum Some Kind of Trouble (2011), que dá nome à nova turnê, mas não se esqueceu dos hits que estiveram presentes nas telenovelas da TV Globo, que bem ou mal foram responsáveis pela divulgação de seu nome no Brasil.

Resenha - James Blunt no Rio de Janeiro (20.01.12)

Blunt, que serviu ao exército do Reino Unido por quatro anos antes da fama, surgiu no palco do Citbank Hall acompanhado de sua banda pouco depois do relógio marcar 22h20, prova de que nem todo britânico é pontual, já que a apresentação estava prevista para começar às 22h. Mas claro que o público nem percebeu. Foi o tempo de tudo mundo entrar na casa de espetáculos.

Sem surpresas no set list, Blunt abriu o show com “So Far Gone”, que já animou a plateia, embora ainda timidamente. E deu sequência com “Dangerous” e “Billy”, que mantiveram o interesse do público.

Já um pouco depois, o cantor finalmente cumprimentou os fãs cariocas e aí sim a plateia se manifestou fervorosamente. Simpático, Blunt arriscou aquele português básico com palavras como “boa noite” e “obrigado” e também aproveitou para brincar dizendo que seu conhecimento sobre o nosso idioma é quase nulo.

Mais para frente veio o primeiro grande momento da noite, quando chegou a hora de “Carry You Home”. Nessa, era possível perceber a maior parte do público cantando junto com Blunt, que por sua vez aprovava aquela plateia com os olhos e com a expressão do rosto.

Resenha - James Blunt no Rio de Janeiro (20.01.12)

Em seguida vieram a nova “These Are the Words” e outras mais antigas como “I’ll Take Everything” e “Out of My Mind”. E então era chegado o momento mais comovente do show, quando Blunt assumiu o piano para emocionar os fãs com sua delicada interpretação de “Goodbye My Lover”, enquanto a plateia agradecia aquele instante através de fortes aplausos e assobios.

Depois, “High” e “Same Mistake” formaram a principal dobradinha do set e o público já estava completamente dominado pelo artista àquela altura. Nesse momento, Blunt fez uma nova pausa para interagir com os fãs e disse que a próxima canção seria dedicada aos casais e pessoas que estavam de alguma forma ligadas a um outro alguém especial em suas vidas. Era “If Time is All I Have”. E assim se desenhava mais um marcante momento para os fãs guardarem na memória. “You’re Beautiful”, primeira música de Blunt que ganhou fama por aqui, lá em 2005, veio um pouco depois e foi cantada do início ao fim, provando que o público ainda curte muito a faixa.

Resenha - James Blunt no Rio de Janeiro (20.01.12)

Antes de deixar o palco do Citibank Hall, Blunt empolgou a plateia com “So Long, Jimmy” e “I’ll Be Yor Man”. Destaque para a última, com direito até a uma surtada do cantor, que literalmente se jogou por cima do público que se concentrava na grade e enlouqueceu os fãs, que tiveram a oportunidade de encostar pelo menos um dedo no ídolo.

Passado o momento apreensivo, Blunt saiu de cena e voltou pouco depois para o bis. O show então se encerrava com “Stay the Night” seguida de “1973”, depois de quase 1h30 de apresentação. Enquanto o público não se cansava de aplaudir e gritar para o cantor, Blunt aproveitava para, enfim, apresentar a sua banda e agradecer a reação efusiva dos fãs. Era chegada a hora de um vibrante e ensopado James Blunt se despedir do público carioca, e, sem dúvida, deixando todas as portas abertas para um possível retorno ao Rio de Janeiro.

Set list:

01 – “So Far Gone”
02 – “Dangerous”
03 – “Billy”
04 – “Wisemen”
05 – “Carry You Home”
06 – “These Are The Words”
07 – “I’ll Take Everything”
08 – “Out Of My Mind”
09 – “Goodbye My Lover”
10 – “High”
11 – “Same Mistake”
12 – “If Time Is All I Have”
13 – “Turn Me On”
14 – “Superstar”
15 – “You’re Beautiful”
16 – “So Long, Jimmy”
17 – “I’ll Be Your Man”

Bis:

18 – “Stay the Night”
19 – “1973”

Resenha - James Blunt no Rio de Janeiro (20.01.12) Resenha - James Blunt no Rio de Janeiro (20.01.12) Resenha - James Blunt no Rio de Janeiro (20.01.12) Resenha - James Blunt no Rio de Janeiro (20.01.12) Resenha - James Blunt no Rio de Janeiro (20.01.12) Resenha - James Blunt no Rio de Janeiro (20.01.12) Resenha - James Blunt no Rio de Janeiro (20.01.12)

 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!