A sexta edição da CCXP, realizada entre os dias 5 e 8 de Dezembro, na São Paulo Expo, bateu recorde de público e atrações. Pela primeira vez com ingressos esgotados, a feira geek reuniu 280 mil pessoas ao longo dos seus quatro dias, que somou 160 horas de programação e ações variadas de mais de 80 marcas.

O evento, considerado o maior dedicado ao universo da cultura pop, teve proporções épicas, desde a presença do público, passando pelo número de atrações, até a arrecadação dentro da feira.

Continua após a galeria

Economia girando

A organização da Comic Con Experience estima que o festival tenha injetado aproximadamente R$ 265 milhões na economia da cidade, gerando 11 mil empregos diretos e indiretos. O CEO do evento, Pierre Mantovani, inclusive já confirmou até o período em que a feira será realizada em 2020.

“A CCXP alcançou um lugar de destaque no cenário do entretenimento mundial. Mais uma vez entregamos ao público um festival de qualidade internacional, reconhecido pelos estúdios e que traz para o Brasil conteúdos que vão reverberar pelos próximos meses. Fazer tudo isso pelos fãs e ainda poder gerar emprego e movimentar a economia são coisas que tornam tudo isso ainda mais incrível. Estamos entregando mais um evento épico e já pensando na edição de 2020. Aliás, a CCXP20 já tem data marcada: de 3 a 6 de dezembro”, anunciou Mantovani.

Com um espaço de 115 mil metros quadrados, a CCXP19 reuniu diversas vertentes do segmento das HQ’s, séries, filmes, games, cosplayers, além de encontros com youtubers e influenciadores digitais.

Batman

Em sua 6ª edição no Brasil, a CCXP comemorou os 80 anos do Batman e montou uma programação especial para celebrar o aniversário do Homem-Morcego.

Entre os convidados ilustres, estavam ninguém menos que os quadrinistas Neal Adams e Frank Miller, que também se encontrou com fãs em sessões especiais de fotos e autógrafos na Artist’s Alley. Por falar no “coração” da CCXP, a área programada pela Bruttal recebeu mais de 500 artistas brasileiros e estrangeiros, divididos em 352 mesas e no estande da Chiaroscuro Studios.

No local, os visitantes puderam conhecer os lançamentos, adquirir HQs e outros itens exclusivos, além de ver de perto quadrinistas famosos do país, como Mike Deodato Jr., Laerte, Germana Viana, Rebeca Prado, Ju Loyola, André Dahmer, Robson Rocha, Jun Sugiyama e Alexandre Carvalho, e de fora, como Neal Adams, Joëlle Jones, Frank Quitely, Eduardo Risso e Charlie Adlard.

Warner

A Warner levou para a CCXP o Central Perk, café da sitcom mais popular da história, Friends, em comemoração aos 25 anos da série. Nem é preciso dizer que a atração foi um sucesso absoluto entre o público, que precisou de muita atenção aos horários de ativação e sorte para conseguir uma vaga na fila.

No segmento da nostalgia, também havia a loja de Harry Potter, que não esvaziava nem por um segundo. Os fãs da franquia de JK Rolling ainda puderam tirar foto com a reprodução incrível do Expresso de Hogwarts, que ficava ao lado da loja.

A Warner ainda movimentou o Auditório Cinemark XD no domingo (8) com novidades da continuação de Mulher-Maravilha. A atriz Gal Gadot, que vive a heroína nos dois longas, e a diretora Patty Jenkins participaram de um painel para apresentar o trailer de 1984 e falar sobre o novo filme, ainda sem data de lançamento.

Disney

A instalação de Star Wars: A Ascensão Skywalker foi outro espaço bem concorrido da feira. Nela, era possível aprender, junto com outros fãs da saga, como se tornar um jedi e treinar movimentos com o sabre de luz.

A Disney também levou parte do elenco de A Ascensão Skywalker ao Auditório Cinemark XD no sábado (7) para bater um papo com o público sobre o novo filme da série, que estreia por aqui no próximo dia 19. Estiveram presentes Daisy Ridley (Rey), John Boyega (Finn) e Oscar Isaac (Poe Dameron), ao lado do diretor J. J. Abrams e da produtora Kathleen Kennedy.

Já os fãs de animação puderam conferir a première exclusiva de Frozen 2, que estreia no Brasil em 2 de janeiro, e, posteriormente, a conversa no Auditório Cinemark XD com o diretor Chris Buck, o produtor Peter Del Vecho e Fábio Porchat, que dubla o personagem Olaf. Havia ainda na CCXP uma instalação da sequência na onde crianças e adultos podiam deslizar em um tobogã fechado e cair numa “piscina” de folhas. Ao final, você ganhava uma foto da queda.

Netflix

Na área da Netflix, os fãs de Breaking Bad gastavam dezenas de minutos na fila para entrar na instalação que reproduzia os cenários de El Camino, assim como para tirar foto na frente do carro preto visto no filme e na frente do trailer do seriado estrelado por Bryan Cranston.

A plataforma de streaming ainda levou novamente ao evento a série Stranger Things, representada pelo cenário do shopping onde grande parte da aventura acontece na terceira temporada, e a Black Mirror Experience, que trouxe aos fãs, através da Hering, três atividades temáticas, que envolviam realidade virtual baseadas em episódios do seriado, como “USS Callister”, o primeiro da quarta temporada.

A Netflix ainda reuniu no Auditório Cinemark XD os atores de La Casa de Papel Pedro Alonso (Berlin), Alba Flores (Nairóbi), Darko Peric (Helsinki), Rodrigo de La Serna (Palermo) e Esther Acebo (Estocolmo) para conversar com o público, assim como Ryan Reynolds e o diretor Michael Bay para falar sobre o novo filme Esquadrão 6.

Amazon

A Amazon Prime Video esteve presente com elencos de três séries originais: The Boys, com Erin Moriarty, Karen Fukuhara e Antony Starr; The Expanse, com Steven Strait, Dominique Tipper, Cas Anvar e Frankie Adams; e Star Trek: Picard, com Santiago Cabrera, Michelle Hurd, Isa Briones e Jonathan Del Arco.

Ainda sobre The Boys, havia uma instalação bastante disputada em que o público que curte a série era “doutrinado” a odiar os super-heróis e participava de brincadeiras voltadas ao extermínio dos “sups”. Outra atração da Amazon foi o carrossel inspirado na segunda temporada de American Gods.

Globoplay

A Globoplay apostou forte na sua nova produção, Desalma, série de terror sobrenatural protagonizada por Cássia Kis, Cláudia Abreu e Maria Ribeiro. No estande de 1000 metros quadrados, uma casa de madeira simulava o cenário do seriado e, quando o público colocava os óculos de realidade virtual, a bruxa interpretada por Cássia perseguia o visitante.

As atrizes também participaram de um painel para divulgar Desalma. O serviço de streaming brasileiro ainda levou à CCXP um palco onde parte de seu time de atores e apresentadores participava de painéis diante da plateia.

DC Comics

Outra participação importante na CCXP19 foi da atriz australiana Margot Robbie, que dá vida mais uma vez à vilã da DC Comics em Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa. A musa loira de olhos azuis participou do painel ao lado de Ella Jay Basco, Mary Elizabeth Winstead, Jurnee Smollett-Bell e Rosie Perez.

Marvel

A rival da DC, Marvel, levou pela primeira vez ao Auditório Cinemark XD o presidente da Marvel Studios, Kevin Feige. O chefe criativo da empresa, que redefiniu o gênero dos super-heróis no cinema, compartilhou tudo o que o público pode esperar da Marvel para o ano que vem. Em 2017, Feige havia aparecido em uma transmissão via satélite que deixou os presentes na CCXP eufóricos.

HBO

A HBO, que trouxe novamente Westworld à Comic Con Experience, apresentou painel com os atores Dafne Keen, Ruth Wilson e Clarke Peters, da série His Dark Materials. Os dois seriados ganharam instalações no evento que empolgaram o público. Já a marca de uísque Johnnie Walker mais uma vez aproveitou a parceria com a extinta Game of Thrones para lançar duas novas garrafas inspiradas na série.

Oi Game Arena

A CCXP também apresentou a Oi Game Arena, onde os gamers tiveram a oportunidade de acompanhar ao vivo as partidas disputadas pelos melhores jogadores de eSports no país em grandes duelos, como o MVP Cup de CS:GO masculino e feminino, Desafio CCXP de LOL e Ubisoft Just Dance.

Creators by Trigg

Pela segunda vez, a feira organizou o Creators by Trigg, que era dividido entre o Creators Lounge e o Creators Stage, espaços voltados para quem queria ver seu criador de conteúdo favorito.

No lounge, por exemplo, os artistas da internet eram convidados a produzir vídeos e podcasts ao vivo, compartilhando com seus seguidores a experiência de estar no maior festival de cultura pop do planeta.

Enquanto isso, o palco, inaugurado em 2018, retornou ao evento com uma programação variada comandada por Rafael Cortez e Gabie Fernandes. Destaque para os shows que aconteceram por lá, como os das bandas Supercombo, Far From Alaska, Leela, Fresno e Scalene, que fechou o último dia.

Além disso, Tony Aiex, editor-chefe do TMDQA!, mediou um painel com o Tropkillaz a respeito do lançamento de seu novo clipe, “Quem Mandou Chamar”, uma animação em parceria com Iza e Matuê.

Mal acabou a CCXP19 e já estamos com saudades!

Ouça o novo disco de Caetano Veloso!   Ouça o novo disco da Georgia!