Foto stock DVDs mídia física
Foto stock via Shutterstock

Como já tem ficado claro há algum tempo, as mídias físicas cada vez mais perdem espaço, especialmente quando se trata de DVDs e Blu-rays. Agora, a Disney deu o primeiro passo em direção a parar de fabricá-los totalmente.

De acordo com o Collider, a empresa decidiu recentemente encerrar a produção e venda do formato na Austrália. O último lançamento local em DVD e Blu-ray será Guardiões da Galáxia: Vol 3 (2023), previsto para sair em 1º de Agosto.

A mudança ocorre em meio a uma queda nas vendas de mídia física no país da Oceania, enquanto serviços de streaming como o Disney+ assumiram o controle da região.

No restante do mundo, o cenário é parecido e, ainda que não haja indicação de que a venda de mídias físicas será descontinuada em outros locais, o sinal de alerta foi ligado.

O fim de uma era estaria chegando por aí?

Netflix também acabou com serviço de DVD’s

Em Abril, como te contamos aqui, a Netflix também anunciou que encerraria o seu serviço de aluguel de DVDs por correio.

Para quem não sabe, a empresa foi fundada em 1997 com a ideia de substituir as locadoras. Ainda hoje, a gigante do streaming entrega filmes e séries em icônicos envelopes vermelhos, e o cliente os envia de volta depois de assisti-los.

Na época, inclusive, esse movimento fez com que a Blockbuster enfrentasse suas primeiras dificuldades financeiras reais. A rede de locadoras não resistiu por muito tempo e decretou falência em 2011.

Por causa da queda de faturamento do mercado de DVDs, a Netflix optou por encerrar o serviço e irá fazê-lo no dia 29 de Setembro deste ano.

LEIA TAMBÉM: Estúdio se pronuncia após polêmica abertura feita por IA em série da Marvel

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!