TMDQA! entrevista Thomas Newman, compositor de
Imagens: Divulgação

Por Cauê Paciornik

Elementos, da Disney e Pixar, é o novo longa-metragem ambientado na Cidade Elemento, onde vivem habitantes dos elementos: água, terra, fogo e ar. Na trama, o público conhece Faísca, uma garota de personalidade forte do elemento de fogo que desenvolve uma amizade inesperada com o emotivo e divertido Gota, do elemento água.

O filme dirigido por Peter Sohn traz diversas questões relacionadas aos imigrantes e às diferenças de uma forma divertida e sensível ao mesmo tempo, dentro de um belíssimo universo criado pela Disney e Pixar.

Outro destaque na produção é a trilha sonora feita pelo compositor Thomas Newman. Ele cresceu em uma família de compositores e é filho de Alfred Newman, responsável pela famosa abertura musical da 20th Century Fox.

Com a música fazendo parte da sua rotina, Thomas já assinou a trilha de diversos filmes, como Beleza Americana, 007 Skyfall, Encontro Marcado e Procurando Nemo e foi indicado ao Oscar 14 vezes.

Em uma conversa via Zoom, diretamente de Los Angeles, Thomas conversou sobre o processo de criação da nova animação e contou ao TMDQA! o que ele tem escutado no seu tempo livre. Confira abaixo, logo após o trailer de Elementos!

TMDQA! Entrevista Thomas Newman

TMDQA!: Olá Thomas! Tudo bem? Prazer estar falando com você!

Thomas Newman: O prazer é meu!

TMDQA!: A gente gostaria de saber como foi seu processo de criação para novo filme da Disney e Pixar, Elementos. Como funciona para você na hora de compor? É o mesmo processo numa animação e em um filme live-action, com atores interpretando?

Thomas Newman: Olha, tem muita diferença a criação de animações. Em filmes live-action, temos muito mais momentos de sentimentos e sustentação de sentimento que duram às vezes de 30 segundos até 2, 3 minutos. Na animação é mais rápido, temos mudanças rápidas, de cores, de humor, mudamos de A pra Z, de uma tolice para a profundidade, você deve estar pronto para fazer mudanças rapidamente. Para mim o mais desafiador é criar essas transições. É essa habilidade da trilha sonora levar de um ponto ao outro.

TMDQA!: E você tem alguma preferência? Trabalhar com animações ou filmes live action?

Thomas Newman: É tudo ótimo! Cada um tem suas características. Esse é meu quarto filme trabalhando com a Pixar e eu gosto muito. Como eu disse, eles conseguem levar de uma profundidade absurda e do outro lado simplesmente ser extremamente divertido, sem medo de ser ridículo. E isso é uma coisa incrível, ter essas diversas mudanças em um mesmo filme é algo notável. E eu gosto de trabalhar com atores reais também, adoro live-actions.

TMDQA!: Bem legal! Nós adoramos Elementos por aqui e precisamos falar dele! O diretor (Peter Sohn) diz que o filme tem muitas referencias familiares, trata da diversidade e das questões dos imigrantes. Nós sabemos que você tem grandes referencias familiares na música e queria saber se você trouxe alguma referência pessoal para o filme e se você “visitou” algumas músicas estrangeiras para chegar na trilha do filme. Em músicas fora dos Estados Unidos.

Thomas Newman: Olha, eu tive que imaginar fora da Terra, não só fora da América. (rindo) Eu tive que pensar em todas essas terras imaginárias com essas culturas implícitas. Esse provavelmente foi um dos meus maiores desafios nesse filme. Eu pensava muito “O que eu tenho que fazer? Criar uma música com referência de uma cultura da Terra com uma música de uma cultura imaginária?” e minha cabeça começava a girar e explodir sempre que eu pensava. (risos)
Eu criei um caminho diferente que foi tentar relacionar sons com elementos. Então eu associava “esse som parece com fogo, esse som parece com água” e o que eu pude ir acrescentando nesse caminho. Todas essas questões e dúvidas que eu ficava pensando eu tive que deixar de lado e fui criar música do jeito que eu gostava e fosse agradável aos meus ouvidos.

TMDQA!: Sabe, uma coisa que eu fico pensando? Você como compositor, com diversas referencias musicais, o que você tem escutado?

Thomas Newman: Olha, tem uma cantora chamada Kali Uchis. Você conhece ela?

TMDQA!: Sim! Conhecemos! Estivemos no show dela durante o Lollapalooza Brasil deste ano.

Thomas Newman: Que legal! Eu gosto do groove da música dela, me peguei ouvindo ela recentemente.

TMDQA!: Thomas, muito obrigado por estar falando com a gente! Adoramos o papo e adoramos Elementos e sua trilha. Parabéns e obrigado pela oportunidade.

Thomas Newman: Muito legal ouvir disso, eu adorei as perguntas e muito obrigado! Se cuida!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!