Abronca
Foto: João Vianna
 

Ah, como é bom quando a sexta-feira chega! Com ela, você bem sabe: aquele monte de novidades da música, e finalmente a nossa seleção com o destaques nacionais da semana. E vale o aviso, hein: muito disso estará na nossa playlist oficial no Spotify. Então, é só acompanhar sempre por aqui e ouvir tudo no player abaixo.

No decorrer dos outros dias, sempre faremos questão de mostrar o que tá rolando na coluna de Lançamentos Nacionais, então basta acompanhar na aba de Nacionais do site. Agora, confira os destaques abaixo:

Abronca

Abronca
Foto: João Vianna

Em nova formação, Abronca lança “Oh Shit”, trazendo uma amostra de sua apresentação na edição 2019 do Rock in Rio. O single é um trap com clima bem tropical, em que a dupla My e Jay enaltecem suas inspirações. A canção foi contemplada com um clipe bem iluminado, dirigido por Henrique Sales e Juan Cardona e filmado no estúdio Toca do Bandido. Assista:

Diego Mascate

Diego Mascate
Foto: Dan Pimentel

Ainda recuperando o ritmo de sua carreira após um grave problema de saúde que quase custou sua vida, Diego Mascate quer virar de vez essa página com o novo álbum Na Estrada, Antes da Curva, que será lançado em outubro via Milo Recs e Monstro Discos. A primeira amostra do disco vem na ácida “Fraldas Descartáveis”, com uma sonoridade enérgica que critica a questão da efemeridade dos fenômenos em nossa cultura. Ouça:

Mc Soffia

Mc Soffia
Foto: Divulgação

A talentosíssima MC Soffia, de apenas 15 anos, traz ao mundo o single “Batidão”. Com muito dedo na ferida, a canção busca romper o senso comum sobre o funk, culturalmente discriminado, considerado, de forma pejorativa, como música de preto, de pobres da periferia.O som convida o público a escutar as letras com mais respeito, por retratarem a luta e as manifestações de grupos marginalizados pela sociedade, pelo racismo estrutural. A canção faz parte do EP Soffisticada que será lançado em Outubro. Ouça:

Gingo

Gingo
Foto: Divulgação

Um dos novos expoentes da música instrumental no Brasil, o quarteto Gingo estreia com o disco também intitulado Gingo. Formado por integrantes de outras bandas como Bixiga 70, Joseph Tourton e The Raulis, o supergrupo perpassa por elementos que vão da cumbia colombiana, ao carimbó, à guitarrada paraense e ao reggae jamaicano. Produzidas e mixadas por Bruno Buarque, masterizadas por Samuel Bordon, as oito faixas trazem também recursos eletrônicos para conectar essa ancestralidade com o contemporâneo. Ouça:

Rebeca

 

Rebeca
Foto: Divulgação

Após chamar atenção com o álbum de estreia Corar, onde explorou camadas de loops vocais e beats eletrônicos, a cantora e compositora Rebeca apresenta uma interpretação mais minimalista para “Fantasia”, segunda faixa do disco. Em um formato acústico inédito, a artista recria a música onde se entrega a um futuro imaginado. Nessa versão, ela é acompanhada por Kelly Pinheiro (violoncelo) e Eduardo Resende (violão). Ouça: