Capa da coletânea

A gravadora independente Hopeless Records (Sum 41, Circa Survive, New Found Glory) disponibilizou ontem (09/11) o álbum coletivo Songs That Saved My Life. O projeto é uma iniciativa de discussão sobre bem-estar mental e prevenção ao suicídio.

O lançamento tem covers de artistas como Linkin Park, The Beatles, R.E.M. e The Smashing Pumpkins. São, no total, 12 faixas regravadas na voz de nomes como Against Me!, Neck Deep e The Maine.

 

[Essa música] certamente mudou nossas vidas de uma maneira importante

Conforme já comentamos anteriormente, a seleção das músicas veio a partir das escolhas dos próprios intérpretes. Ben Barlow, vocalista do grupo Neck Deep, falou sobre a escolha do grupo em tocar “Torn“, de Natalie Imbruglia. “Essa música é um clássico para muitas pessoas; é na verdade uma das músicas favoritas de todos os tempos da minha namorada, então nós a ouvimos muito”, disse Barlow.

O mais interessante no álbum é ver a emoção dada nas covers, já que são músicas que fizeram parte da vida dos novos intérpretes. Recentemente, por exemplo, o grupo Dream State disponibilizou sua cover para “Crawling” do Linkin Park. Para justificar a escolha, a vocalista CJ Gilpin comentou:

Linkin Park fez parte da nossa formação, tanto como pessoas quanto como músicos. As músicas deles nos ajudaram durante os piores momentos de nossas vidas, além de terem nos inspirado a fazer as músicas que fazemos hoje.

A faixa que encerra o álbum, “Transatlanticism“, é cover de uma canção do Death Cab For Cutie. Ela foi reimaginada pelo grupo The Maine. Com o lançamento da cover, o vocalista John O’Callaghan contou:

Essa canção não salvou individualmente a vida de nenhum de nós, mas ela certamente mudou nossas vidas de uma maneira importante. Tentamos não influenciar muito a canção, mantendo a integridade dos arranjos e a levada da melodia a ponto de não arruiná-la para nós mesmos e nem para ninguém. Esperamos que gostem!

 

Muito mais do que simples canções

Graças ao álbum, a organização sem fins lucrativos Sub City, parte da Hopeless Records, estava arrecadando doações para projetos que lutam pela mesma causa: saúde mental e prevenção ao suicídio.

Além das belas e tocantes gravações, o projeto tem um canal oficial no Youtube que conta também com vídeos curtos de depoimentos dos artistas participantes. Além de comentários sobre as canções escolhidas, artistas como Tilian Pearson (Dance Gavin Dance) e Laura Jan Grace (Against Me!) comentam sobre a importância da música em suas vidas durante as entrevistas.

Vale a pena conferir para entender que o Songs That Saved My Life é algo que vai além da música! Confira abaixo as belas e sinceras gravações dos grupos The Maine e Dream State, o depoimento de Laura Jane Grace e o álbum na íntegra.

 

Saúde mental é importante!

Queremos lembrar que, caso você ou qualquer pessoa próxima esteja precisando de ajuda, o telefone 188 está disponível para todo o Brasil, 24 horas por dia. O número pertence ao CVV (Centro de Valorização da Vida). O projeto também atende via email ou chat.

Procure ajuda!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!