Neck Deep Torn
Foto: Reprodução / Youtube

Hopeless Records e sua organização sem fins lucrativos Sub City anunciaram o lançamento de uma coletânea com artistas do seu casting como Neck Deep, Taking Back Sunday, Against Me! e The Maine em um projeto intitulado Songs That Saved My Life (ou “Canções que salvaram a minha vida”, em português), que será lançado no próximo dia 9 de Novembro.

A iniciativa tem a intenção de colocar a música no centro da discussão sobre bem estar mental e prevenção do suicídio, especialmente entre o público jovem.

A existência do projeto foi revelada no último dia 10 de Setembro, Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, juntamente com o lançamento da primeira música da coletânea: um cover da música “Torn”, originalmente gravada pela cantora australiana Natalie Imbruglia e regravada pelos galeses do Neck Deep.

O vocalista Ben Barlow falou sobre os motivos pelos quais a banda escolheu um dos clássicos do fim dos anos 90 para o cover:

Essa música é um clássico para muitas pessoas; é na verdade uma das músicas favoritas de todos os tempos da minha namorada, então nós a ouvimos muito. A ideia de que nós poderíamos fazer um cover dela um dia bateu quando estávamos em turnê, comendo em algum lugar e ela começou a tocar na rádio. Nós começamos a cantarolar e rapidamente percebemos que ela viraria um cover incrível, assim que nós dessemos o toque do Neck Deep nela.

A banda ainda recriou o clipe original da canção, onde o apartamento-cenário em que a cantora faz sua performance começa a ser desmontado enquanto ela canta (você pode assistir o resultado ao fim da matéria).

Ben também falou um pouco sobre os bastidores do clipe:

Nós gravamos a música com o meu irmão Seb, e o vídeo foi filmado um pouco depois. Assim que nos juntamos com os nossos amigos da OWIG e nos focamos em recriar o vídeo original, mas com a pegada do Neck Deep. Ele também conta com participações especiais dos nossos amigos mais próximos! Foi muito divertido fazer um cover de uma música tão conhecida. Gravar o vídeo foi uma brisa e como sempre a equipe da produtora mandou muito bem.

Músicas que salvaram as nossas vidas

No lançamento do projeto, o fundador e presidente da Hopeless Records, Louis Posen, fez as suas considerações sobre a iniciativa:

“Muitos de nós nos tornamos apaixonados por música, não só pelo fato dela nos fazer sentir bem nas épocas boas, mas pela forma com a qual ela nos fez enfrentar períodos difíceis. O Songs That Saved My Life é um projeto contínuo da nossa organização sem fins lucrativos, Sub City, com o objetivo de reconhecer e utilizar o poder da música para quebrar o stigma associado à discussão sobre saúde mental e para tentar acabar com o sofrimento dos nossos entes queridos.”

Louis também agradeceu os artistas envolvidos por abraçarem a causa do projeto e insinuou que essa coletânea será somente a primeira a ser lançada:

Nós estamos muito empolgados por essa primeira coletânea do Songs That Saved My Life. Somos eternamente gratos a todas as bandas na coletânea por serem os primeiros artistas a se envolverem com o projeto, e pela coragem deles por se abrirem e falarem sobre como a música os ajudou durante momentos difíceis. Se nós pudermos todos falar sobre esses momentos juntos nós teremos tomado o primeiro e mais difícil passo rumo à fazer as coisas melhorarem.

A Sub City já arrecadou o equivalente a 2,5 milhões de dólares para mais de 50 organizações sem fins lucrativos envolvidas nas mesmas causas do projeto, como a Living The DreamIt Gets Better ProjectA Place Called HomeNew Directions For Youth DoSomething.Org.

O projeto Songs That Saved My Life está atualmente apoiando as instituições To Write Love On Her ArmsCrisis Text LineHope For The Day e The Trevor Project.

A coletânea já está disponível para pré-venda através do site oficial do projeto. Confira a seleção de músicas que entraram para o disco abaixo:

Capa da coletânea

Songs That Saved My Life Track Listing: 

  1. Neck Deep- Torn (Natalie Imbruglia)
  2. Movements – Losing My Religion (R.E.M.)
  3. Stand Atlantic – Your Graduation (Modern Baseball)
  4. Dance Gavin Dance- Semi Charmed Life (Third Eye Blind)
  5. Against Me! – People Who Died (The Jim CarrollBand)
  6. Taking Back Sunday- Bullet With Butterfly Wings (Smashing Pumpkins)
  7. Dream State – Crawling (Linkin Park)
  8. As It Is – Such Great Heights (The Postal Service)
  9. Oceans Ate Alaska – Shape of my Heart (Sting)
  10. Too Close To Touch – Let It Be (The Beatles)
  11. Dan Campbell & Ace Enders – Broom People (The Mountain Goats)
  12. The Maine – Transatlanticism (Death Cab For Cutie)

Procure ajuda!

Lembramos também que, apesar de não contarmos com uma versão nacional do projeto da Hopeless Records, caso você, familiares, amigos ou qualquer pessoa que você conheça necessite de ajuda, o CVV (Centro de Valorização da Vida) está disponível 24 horas por dia através do telefone 188, e-mail e chat.

Todas as informações necessárias estão no site oficial do CVV.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!